Notícias

Universidade Estadual de Maringá (UEM) reúne grandes pesquisadores em Cunicultura

SIZ 2019 UEMNa última semana (10 a 14 de setembro de 2019), o Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediou a II Semana Integrada da Zootecnia, cuja programação contemplou uma palestra proferida pelo Professor Dr. Cláudio Scapinello (Ex-presidente e Membro de honra da ACBC), com o tema "Possbilidades em Cunicultura". Também foi ministrado um Workshop sobre "Inseminação Artifical na Cunicultura", pela Doutoranda Kassy Gomes da Silva (atual Tesoureira da ACBC) e um workshop sobre "Boas Práticas no Abate e Manipulação de Carcaças", abordando o coelho como uma das espécies de importância na cadeia produtiva de carnes. O evento destacou a importância dessa espécie no cenário acadêmico e da pesquisa, mas com foco na produção comercial de coelhos como atividade lucrativa, sustentável e promissora. 

Projeto de lei que proíbe a venda de animais causa polêmica no Rio de Janeiro

coelhos 01Um projeto de lei municipal está causando muita polêmica na cidade do Rio de Janeiro.  Trata-se do PLC 1266/2019 que proíbe a venda de animais. Este projeto de lei teria impacto na atividade de vários profissionais que se dedicam à criação, conservação e aprimoramento genético de raças de cães, gatos e coelhos, dentre outros animais. Segundo Luis Eduardo, criador de coelhos pet, o projeto é equivocado. A ACBC acredita que este projeto impactaria na atividade de  cunicultores pet, os quais são importantes para geração de emprego e renda bem como para manutenção das raças. Contudo é importante que haja regras na criação e venda para que as mesmas sejam realizadas de forma sustentável e respeitando os princípios de bem-estar animal. Para criação dessas regras, especialistas, criadores e comunidade devem ser ouvidos.

 

 

A ACBC PARABENIZA OS MÉDICOS VETERINÁRIOS PELO SEU DIA!

Dia do Médico Veterinário ACBC

 

Hoje, 09 de setembro, é comemorado o dia do Médico Veterinário. Devido à importância que esses profissionais têm para a Cunicultura no país, a ACBC vem render suas homenagens a todos os colegas ligados à Produção Animal, em especial à Cunicultura. Nosso muito obrigado por sua dedicação à saúde dos nossos orelhudos!  

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE CIÊNCIA EM CUNICULTURA OFERECE AJUDA DE CUSTO PARA JOVENS PESQUISADORES QUE QUEIRAM PARTICIPAR DO CONGRESSO MUNDIAL NA FRANÇA, EM 2020

 

     A Associação Mundial de Ciência em Cunicultura (World Rabbit Science Association - WRSA) publicou edital abrindo inscrições para jovens pesquisadores (até 36 anos) que atuem na área de Cunicultura e queiram participar do XII Congresso Mundial de Cunicultura, que ocorrerá em Nantes-França, de 01 a 04 de julho de 2020.

     Para participar da seleção, o candidato deve estar associado a uma filial da WRSA, nesse caso a ACBC, além de não ter sido beneficiado por essa mesma ajuda de custo em edições anteriores do evento. Serão oferecidos três tipos de subsídios: completo (inscrição, hospedagem e passagens); parcial (inscrição e hospedagem) e básico (inscrição).

     Só poderão concorrer ao subsídio candidatos que tiverem enviado ao menos um trabalho científico (3 a 4 páginas), aceito pelo Comitê Científico, como comunicação oral ou pôster. Além disso, o candidato selecionado deverá participar ativamente durante o congresso, bem como da mesa redonda sobre produção de coelhos nos países menos desenvolvidos.

     Os documentos solicitados para concorrer ao subsídio, além das datas limite para envio do artigo científico e solicitação do subsídio encontram-se no EDITAL (clique aqui). Para maiores informações sobre o XII Congresso Mundial de Cunicultura, acesse o site: https://colloque.inra.fr/wrc2020

 

ACBC publica 15ª edição do Boletim de Cunicultura

Em parceria com o IFMG Bambuí, através de um proejto de extensão, a ACBC publicou a 15ª edição do Boletim de cunicultura, que traz os seguintes assuntos: congresso mundial de cunicultura, evento cunicultura pet, couro do coelho, centro de estudos em coelhos, pata de coelho como amuleto, história da cunicultura no Brasil parte 2, marketing do cunicultor pet, grupos virtuais na cunicultura, professora Priscila.

Para baixar o boletim, clique aqui.

Para acessar as demais edições do boletim, clique aqui.

 

Eventos movimentam a cunicultura pet em Minas e Rio de Janeiro

3 dia

 

Dentre os grupos de cunicultores pet mais ativos no Brasil se destacam os de Minas gerais e Rio de Janeiro, onde a cunicultura pet está em franca expansão. Em Minas será realizado o III Dia de Campo da cunicultura Pet e no Rio haverá uma capacitação sobre estétiva de coelhos. Ao lado e abaixo se encontram os cartazes destes eventos. Maiores informações devem ser buscadas com seus organizadores.

 

 

 

 

 

             du fra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe de cunicultura da UFRRJ visita Lulu coelhos


Pacita 2A professora Maria Paz "Pacita", do departamento de Zootecnia da UFRRJ visitou juntamente com seus alunos a Lulu coelhos, situada na cidade do Rio de Janeiro. Estas visitas técnicas são cruciais para que se melhor associe ensino e prática. Segundo o proprietário da granja, Sr. Luís, "foi um prazer receber a professora com os alunos os quais se interessaram na nossa história, de como começamos a criação. Nesta oportunidade falamos sobre manejo, qualidade de vida e bem-estar dos animais, sobre as características de cada raça, alimentação, notícias de doenças na capital do Rio de Janeiro, perfil dos clientes de coelhos de estimação. Foi uma ótima troca de informações e experiências, aprendemos muito com eles e esperamos que eles tenham gostado de estar aqui. Creio que gostaram pois saíram daqui falando em fazer um evento sobre cunicultura lá na UFRRJ."

 

 

 

Realizado Seminário Nacional e Encontro de cunicultores em Florianópolis

ev

Durante os dias 13 e 14 abril de 2019, foi realizado o VI  SENACITEC (Seminário Nacional em Ciência e Tecnologia em Cunicultura) juntamente com o II Encontro de Cunicultores de Santa Catarina e teve como lema a frase “Juntos somos mais fortes”. Foram apresentadas inovações tecnológicas e científicas desenvolvidas em instituições de ensino,  oportunizando debates, discussões e maior integração e diálogo. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas dentre produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da área. O evento contou com palestras de temas variados, bem como um dia de campo e degustação de carne assada e rocambole de coelho. Todas as publicações do evento foram disponibilizadas através da Revista Brasileira de Cunicultura, estando disponíveis em:http://www.rbc.acbc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=83&Itemid=106

Parabenizamos e agradecemos a coordenadora do evento, professora Priscila - UFSC, pelo seu grande empenho para a realização deste importante evento, fundamental para evolução da cunicultura brasileira. 

 

 

 

Unesp Botucatu promove simpósio de carnes exóticas não convencionais

simpDe 31 de maio a 2 de junho, o Grupo de Estudos de Grupo de Estudos em Inspeção e Segurança Alimentar (Geisa) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, vai promover o I Simpósio de Carnes Exóticas Não Convencionais – Produção, Abate e Fiscalização, no anfiteatro da Pós-Graduação da FMVZ, no câmpus de Rubião Júnior.

Dentre os temas abordados no evento estarão: o papel do bem estar animal na qualidade da carne, criação de animais neotropicais, abate e inspeção de equinos, carne de coelho, moluscos, carne de jacaré, manejo alimentar, abate e qualidade de carne de rã touro.

O conteúdo de coelhos será lecionado pela professora Ana Silvia Moura. Maiores informações em: https://www.fmvz.unesp.br/#!/lista-de-eventos/i-simposio-de-carnes-exoticas-e-nao-convencionais---producao-abate-e-fiscalizacao/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 DE MAIO: PARABÉNS AOS ZOOTECNISTAS PELO SEU DIA!

Cópia de Screenshot 20190513 164759Dia do Zootecnista é celebrado em 13 de maio. Esta data é uma homenagem ao profissional que se dedica em estudar e pesquisar métodos de potencialização da produção animal e vegetal com qualidade, sem prejudicar o meio ambiente, o bem-estar dos animais e a satisfação dos consumidores finais. Nessa data tão especial, a ACBC não poderia deixar de parabenizar a todos os Zootecnistas do Brasil, especialmente aqueles que se dedicam à CUNICULTURA, seja no desenvolvimento de pesquisas, assistência técnica ou produção a campo. Nossas Sinceras Homenagens!!!  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toma posse a nova Diretoria da ACBC

 

Nova Diretoria ACBC com legendaNos dias 13 e 14 de abril de 2019, faltando uma semana para a Páscoa, o Brasil teve mais um motivo para inserir o Coelho no centro das atenções. Por ocasião do VI SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA - SENACITEC 2019, realizado simultaneamente com o II ENCONTRO DE CUNICULTORES DE SANTA CATARINA, nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Florianópolis), houve a posse da Nova Diretoria da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC (Gestão 2019-2022).

Composta por Docentes, Doutorandas e Cunicultoras, a nova diretoria traz em sua própria estrutura profissionais que representam importantes elos da cadeia científica e produtiva relacionada ao setor. “O mote dessa gestão será congregar o maior número de atores envolvidos na cadeia cunícola, a fim de promover diálogo entre Cunicultores, Pesquisadores e Técnicos, na busca por alternativas viáveis de produção, elevação da qualidade dos produtos e garantia de bem estar animal, além de incentivar a geração e difusão de conhecimento na área”, comenta o Presidente eleito, Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha, da Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Segundo o ex-secretário da ACBC, Prof. Dr. Luiz Carlos Machado, “esta nova Diretoria é bastante proativa e multidisciplinar, contando com estudantes, professores e cunicultores de cinco diferentes Estados brasileiros”. Durante a cerimônia de posse, Prof. Luiz se mostrou feliz e disse acreditar no crescimento da ACBC para os próximos anos.  

 

Publicada terceira edição do manual de formulação de rações e suplementos para coelhos

           Foi publicada a terceira edição do Manual de Formulação de Rações e Suplementos para Coelhos, livro inicialmente publicado pela ACBC no ano de 2011 e que objetiva instruir os nutricionistas das fábricas de rações sobre a correta formulação de alimentos balanceados para coelhos, haja vistas que há grandes problemas no mercado relacionados com a qualidade das rações para estes animais. Esta edição contou com a colaboração da Zootecnista Ana Klinger, que atualizou tabelas e dados fundamentais ao processo de formulação eficiente. Para baixar a nova versão do manual, clique aqui.

IFMG Bambuí rejeita carga de rações pela segunda vez

           Infelizmente em grande parte das compras o sistema de licitação pública não atende às expectativas de qualidade. Isso é agravado em rações, pois a composição de ingredientes pode variar e não atender, de forma satisfatória, aos níveis de garantia estipulados previamente, haja vistas que há hoje uma grande defasagem entre a qualidade a ser apresentada no rótulo, exigida pelo ministério, e a qualidade formulada por parte dos nutricionistas de coelhos. O fato é que várias rações de coelhos não atendem às exigências da espécie, principalmente fibras. 

          Pela segunda vez o IFMG rejeitou uma carga de ração onde foram enviadas rações de qualidade inferior à solicitada no processo de licitação. Nas duas vezes os fornecedores entrarem em contato com a equipe técnica e reenviaram material de qualidade superior. O responsável pelo setor de Cunicultura, prof. Luiz Carlos Machado diz que este problema acontece em várias instituições brasileiras e recomenda aos responsáveis a fazer o mesmo para que se garanta ração de boa qualidade no comedouro dos animais.