Notícias

Publicada terceira edição do manual de formulação de rações e suplementos para coelhos

           Foi publicada a terceira edição do Manual de Formulação de Rações e Suplementos para Coelhos, livro inicialmente publicado pela ACBC no ano de 2011 e que objetiva instruir os nutricionistas das fábricas de rações sobre a correta formulação de alimentos balanceados para coelhos, haja vistas que há grandes problemas no mercado relacionados com a qualidade das rações para estes animais. Esta edição contou com a colaboração da Zootecnista Ana Klinger, que atualizou tabelas e dados fundamentais ao processo de formulação eficiente. Para baixar a nova versão do manual, clique aqui.

IFMG Bambuí rejeita carga de rações pela segunda vez

           Infelizmente em grande parte das compras o sistema de licitação pública não atende às expectativas de qualidade. Isso é agravado em rações, pois a composição de ingredientes pode variar e não atender, de forma satisfatória, aos níveis de garantia estipulados previamente, haja vistas que há hoje uma grande defasagem entre a qualidade a ser apresentada no rótulo, exigida pelo ministério, e a qualidade formulada por parte dos nutricionistas de coelhos. O fato é que várias rações de coelhos não atendem às exigências da espécie, principalmente fibras. 

          Pela segunda vez o IFMG rejeitou uma carga de ração onde foram enviadas rações de qualidade inferior à solicitada no processo de licitação. Nas duas vezes os fornecedores entrarem em contato com a equipe técnica e reenviaram material de qualidade superior. O responsável pelo setor de Cunicultura, prof. Luiz Carlos Machado diz que este problema acontece em várias instituições brasileiras e recomenda aos responsáveis a fazer o mesmo para que se garanta ração de boa qualidade no comedouro dos animais.  

Cunicultores terão alojamento gratuíto em Florianópolis

            Os cunicultores que participarem do II Encontro de Cunicultores de SC/ VI SENACITEC terão alojamento gratuíto na FETAESC durante o evento. Isso somente foi possível graças ao esforço da professora Priscila da UFSC, organizadora do evento. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se multiplica a venda de coelhos no mercado central de BH

        mercado   O mercado central de Belo Horizonte é também conhecido por sua venda de animais de estimação, dentre outros. Atualmente se pode verificar que cresceu muito o número de coelhos vendidos nas diversas lojas de animais, sendo a maioria de coelhos das raças mini ou pequenas. Isso é um reflexo do crescimento da utilização dos coelhos como animal pet nos grande scentros. Nos últimos anos tem-se implantado medidas para se melhorar a qualidade sanitária dos animais vendidos no mercado, a qual é por muitas vezes questionada. 

 

 

 

 

 

 

ACBC publica 13ª edição do boletim de cunicultura

Em parceria com o IFMG Bambuí, através de um projeto de extensão, a ACBC publicou a 13ª edição do boletim de cunicultura, que trás os seguintes assuntos: palavras chave: Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura, Encontro de Cunicultores do Vale do Itajaí, bem-estar na granja, organização da cunicultura no Vale do Itajaí, fotoperíodo e fertilidade em coelhos, Fortalezas, problemas e soluções para a cunicultura dos países americanos em desenvolvimento, calosidade ou pododermatitis,  associativismo em Capão Bonito, Cunicultora Jenisvânia.

Para baixar o boletim, clique aqui.

Para acessar as demais edições do boletim, clique aqui.

Publicado documento da mesa redonda que discutiu situação da cunicultura

            mesa Acaba de ser disponibilizado pela AB-WRSA o documento gerado a partir da mesa redonda ocorrida no VI Congresso Americano de Cunicultura, evento que aconteceu na cidade de Goiania, em agosto de 2018. Esta reunião contou com a participação de cunicultores, professores e pesquisadores advindos do Brasil, méxico e Argentina e retrata as fortalezas e problemas da cunicultura americana bem como propõe soluções. A ACBC pede aos colegas que ajudem na divulgação deste documento. Para baixa-lo, clique aqui

 

 

Novo boletim da Associação Mundial de Cunicultura

            A Associação Mundial de Cunicultura (WRSA) publicou em janeiro a quinta edição do seu boletim informativo que tras várias informações sobre eventos bem como as associações nacionais. para baixar este boletim, clique aqui

Projeto de coelhoterapia é finalizado na APAE de Bambuí

         coelhot3A terapia assistida por animais é uma modalidade onde são utilizados diferentes animais em benefício do desenvolvimento emocional, cognitivo, locomotor, etc, das pessoas e várias são as espécies usadas. No Brasil a mais conhecida é a equoterapia. A coelhoterapia é ainda uma novidade e está sendo aplicada em alguns locais do país. Como são animais dóceis, graciosos e atrativos, os coelhos são excelentes animais para este fim.

         Dentro de um projeto de extensão coordenado pela professora Cássia Felix e o professor Luiz Machado do IFMG Campus Bambuí e de maneira totalmente voluntária, as alunas de graduação em Zootecnia Dayane, Marcela e Caroline realizaram um brilhante trabalho junto aos assistidos da APAE de Bambuí. Foram quase dois anos de planejamento, trabalho, perseverança e dedicação ao projeto que culminou com inúmeras atividades desenvolvidas de maneira semanal na instituição. É nítida a grande aceitabilidade que as crianças apresentaram com os coelhos.

      coelhot1 Para encerramento das atividades foi realizada em dezembro uma grande confraternização entre a equipe do IFMG, coordenadores e professores da APAE e assistidos, onde foram feitas dinâmicas além de um gostoso lanche. A equipe do projeto de extensão agradece a coordenação da APAE por todo o apoio dado durante a execução do projeto.

       Os resultados serão apresentados no próximo congresso brasileiro de Zootecnia, que será realizado na cidade de Uberaba, em Agosto de 2019.    

 

 

 

 

 

 

Eleições da ACBC para o triênio 2019-2022

          Estão abertas as inscrições para novas chapas a comporem a diretoria da ACBC para o triênio 2019-2022. A nova diretoria iniciará seus trabalhos em Abril. Para maiores informações acesso o ofício de convocação o qual contêm o calendário.

 

 

Seminário nacional e econtro de cunicultores será realizado em Florianópolis

             Sena

O VI Seminário Naconal de Ciência e Tecnologia em Cunicultura (SENACITEC) será realizado juntamente com o II Encontro de Cunicultores de Santa Catarina nos dias 13 e 14 de abril de 2019 na cidade de Florianópolis. Haverá palestras de temas variádos bem como um dia de campo no domingo. Maiores informações bem como a inclição pode ser feita pelo site: http://encontrodecunicultores.paginas.ufsc.br/#. Haverá a possibilidade da publicação de trabalhos científicos. Outras informações com a profa. Priscila, através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Faltam técnicos para a cunicultura

           O atual secretário da Associação Científica Brasileira de Cunicultura, Luiz Carlos Machado, acredita que hoje faltam técnicos de nível médio e superior que orientem os cunicultores a campo, auxiliem na resolução de problemas relacionados à alta mortalidade bem como realizem serviços especializados como o fornecimento de atestado sanitário ou o registro genealógico. Luiz acredita que atualmente no Brasil, nenhum técnico viveria somente desta atividade, mas se poderia consorciar com a assistencia em outras atividades relacionadas. Atualmente há grande procura dos cunicultores pet para registro genealógico de seus animais e não se tem profissionais que façam este tipo de trabalho.   

Equipe da UFSC participa de evento de cunicultores no vale do Itajaí

pri

           A equipe da professora Priscila Moraes, UFSC, participou de um importante evento para organização e difusão da cunicultura no Vale do Itajaí em Santa Catarina. No dia 10 de Novembro os Cunicultores do Vale do Itajaí realizaram o “I Encontro de Cunicultores do Vale do Itajaí”, com o patrocínio da empresa Nutricol alimentos. O evento ocorreu na cidade de Gaspar e contou ainda com uma palestra sobre “Nutrição de coelhos” abordando os seguintes temas: fisiologia do sistema digestivo, nutrição por fases, nutrição versus sanidade, estratégias de nutrição e alimentação e índices de produção. 

           Em breve maiores informações deste evento e do grupo de cunicultores serão colocadas no boletim de cunicultura, na edição de fevereiro/2019. A diretoria da ACBC parabeniza a todos os envolvidos por trabalhar pela difusão da cunicultura neste importante estado brasileiro.

 

Nova marca de carnes nobres - Petrini

        petrini2A empresa Petrini - Carnes Nobres está promovendo a comercialização de carnes como a de coelhos, râs e codornas. A empresa montou um site muito bem estruturado (https://www.petrininobre.com.br/) e atenderá na região de São Paulo. Para contactar os responsáveis o número é: (11) 9.5411-5281.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicada 12ª edição do boletim de cunicultura

           O boletim de cunicultura é um projeto de extensão do IFMG Bambuí que em como coordenador o prof. Luiz Machado e como bolsista voluntária a estudante Rosiane Camargos. Atualmente este projeto é apoiado pela ACBC e tem como colaboradores diretos as Zootecnistas Ana Klinger e Juliana Barros e a Médica Veterinária Kassy Gomes. Este trabalho passou a ser publicado de maneira trimestral a partir de novembro de 2018. Para acessar a 12ª edição, clique aqui.   

Para acessar as demais edições, busque na aba "Boletim de cunicultura", disponível no canto esquerdo deste site.