Notícias

Publicada 12ª edição do boletim de cunicultura

           O boletim de cunicultura é um projeto de extensão do IFMG Bambuí que em como coordenador o prof. Luiz Machado e como bolsista voluntária a estudante Rosiane Camargos. Atualmente este projeto é apoiado pela ACBC e tem como colaboradores diretos as Zootecnistas Ana Klinger e Juliana Barros e a Médica Veterinária Kassy Gomes. Este trabalho passou a ser publicado de maneira trimestral a partir de novembro de 2018. Para acessar a 12ª edição, clique aqui.   

Para acessar as demais edições, busque na aba "Boletim de cunicultura", disponível no canto esquerdo deste site.

Doutoranda visita granjas avaliando protocolo de bem-estar

        kassy   A doutoranda da PUC do Paraná, Kassy Gomes está visitando algumas granjas paulistas e mineiras afim de avaliar um novo protocolo de bem-estar animal desenvolvido na Europa. Este trabalho será fundamental para melhor se compreender como as granjas brasileiras trabalham esse tema tão atual.  As avaliações fazem parte do doutorado da estudante e vão compor parte de sua tese. A diretoria da ACBC parabeniza a colega Kassy por todo esforço para com esse importante trabalho.

 

 

 

 

 

 

ACBC publica nova edição da RBC

         A XIV edição da Revista Brasileira de Cunicultura já está disponível no site www.rbc.acbc.org.br. Nesta edição são apresentados trabalhos sobre sistema alternativo de criação em piso, informações sobre alimentos do semi-árido úteis para formulação de rações para coelhos bem como informações sobre pelagem e tipo de ingredientes. 

Estudantes da APAE visitam Cunicultura da UFS

         apaeQuem trabalha com coelhos deve ter a ciência de que esta espécie é talvez a mais versátil considerando os bens e serviços que pode oferecer para a sociedade. Na Universidade Federal de Sergipe, estudantes assistidos da APAE realizam regularmente visitas no Setor de Cunicultura do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe. Com auxílio dos técnicos e funcionários do Campus Rural os visitantes fornecem alimento aos animais, penteiam e acariciam os coelhos, conhecem raças para corte e PET e ainda tiram dúvidas sobre a criação. Segundo a responsável pelo setor, professora Paula, "este é um ótimo exemplo de coelhoterapia!"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realizado II dia de campo da Cunicultura Pet

         Nay1 Foi realizado no dia 21/10/2018, na granja Casa dos Coelhos & Cia, o II Dia da Cunicultura Pet, evento que contou com a participação de cerca de 25 pessoas, dentre cunicultores, estudantes, técnicos e especialistas do setor, professores e interessados, vindos de Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Foram oferecidas palestras sobre nutrição e alimentação de coelhos pet, raças de coelhos, castração de coelhos, bem-estar de coelhos, coelhoterapia, tosa em coelhos e marketing em cunicultura pet. A diretoria da ACBC destaca que eventos assim são fundamentais para maior promoção do diálogo entre os envolvidos na atividade e resolução de problemas, além do fortalecimento dos grupos locais. A diretoria da ACBC também parabeniza aos organizadores Nayara e Rafael pelo brilhantismo neste labor. 

nay2

Esteticista cunícula faz demonstração de tosa em evento

            estet A bióloga Ana Paula Aprígio, esteticista de animais que trabalha na região metropolitana de Belo Horizonte, fez uma demonstração de tosa em coelhos dentro da programação do II dia de campo da cunicultura PET, no dia 21/10/2018, em Betim MG. Este tipo de especialização tem crescido muito nos últimos anos a partir do desenvolvimento da cunicultura pet brasileira. Os tutores destes animais apresentam grande preocupação na manutenção de uma boa aparencia para seus animais. 

 

 

 

 

 

Setembro amarelo e coelhos

          CCCOs cunicultores Pet, os quais devem ter a criatividade como sua principal virtude, também podem associar a figura do coelho com o bem-estar dos tutores destes animais. Foi exatamente este o tema da campanha feita em setembro pela cunicultora Nayara, da Casa dos coelhos e Cia. Segundo Nayara " a campanha foi realizada com o intuito de contribuir para prevenção e combate à Depressão a qual é uma das principais causas de suicídio e neste sentido o contato com animais pode ser muito eficiente. O Coelho por ser um animal dócil, sociável, de natureza tranqüila, pequeno, silencioso, de manutenção simples, se mostra muito promissor para ocupar um espaço nos lares da atual sociedade e ajudar o ambiente familiar a se tornar mais tranqüilo e harmonioso". Nayara ainda acrescenta que "o Coelho pode vir a ser um grande amigo e aliado para uma vida mais feliz e saudável!"

 

 

 

 

Cunicultores pet cariocas adotam estratégias interessantes para venda

         Lulu 2Em cunicultura não basta somente produzir com eficiência, é necessário ser eficiente também para vender e neste sentido os cunicultores pet devem adotar diferentes estratégias para chegar aos clientes bem como mante-los informados. Profissionais da LULU coelhos estão fornecendo um chaveiro para todos aqueles que compram os animais, sendo esta uma forma barata para se manter o vínculo com os clientes. Além disso, fizeram exposição de animais em uma loja agropecuária, expondo as três raças criadas: mini Lion Head, Fuzzy Lop e Teddy Dwerg. Segundo Luis Eduardo "procuramos sempre levar coelhos adultos para que as pessoas saibam como eles vão ficar e quais as características de cada raça. Aproveitamos também para tirar todas as dúvidas das pessoas que visitaram a loja sendo ainda uma manhã muito proveitosa, muitas pessoas compareceram e aprenderam mais sobre os coelhinhos como animais de companhia.". Distribuir o cartão a clientes em potencial é muito importante para que os cunicultores possam receber seus clientes em casa e vender-lhes não somente os animais, mas itens diversos. 

Lulu 1

 

 

 

 

 

 

 

Novos grupos de pesquisa são apresentados no Congresso Americano

          Sem título  Dentre os vários benefícios obtidos a partir do VI Congresso Americano de Cunicultura, foi uma excelente oportunidade para que vários grupos de pesquisa brasileiros em cunicultura se apresentassem, principalmente advindos da região sul, sudeste e nordeste. Da UEM, tradicionalíssima na pesquisa em nutrição de coelhos, o prof. Leandro Dalsin. Da UFSC a profa. Priscila Moraes. Da Universidade Brasil de Descalvado, a profa. Cynthia Zeferino e da UFLA, na área de ambiência, a profa. Patrícia Ferraz. Já na região nordeste, os profs. Natanael Pereira e Daniel Biagiotti da UFPI, o prof. Ednardo Rodrigues da UFC, a prof. Paula Rodrigues da UFS e a profa. Maria Lindomária da UFPB. Chama-se atenção que nesta região há outros grupos de pesquisa como o liderado pelo prof. Estácio da UEPI e o liderado pelo prof. Bruno Medrado do IF Baiano. A diretoria da ACBC parabeniza a todos os colegas que encontram no coelho um excelente modelo para pesquisa, fundamental para desenvolvimento do agronegócio e principalmente para o desenvolvimento humano.  

 

 

 

Palestras do VI Congresso de Cunicultura no youtube

          ConchaDas sete palestras proferidas dentro da programação do VI Congresso de Cunicultura das Américas, quatro já estão disponíveis no Youtube, dentro do canal "Grupo de estudos e pesquisa em cunicultura". Para acessar as palestras, clique nos links abaixo. Chamamos atenção que a palestra de formulação para coelhos de companhia foi dividida em quatro partes e todas elas se encontram no canal.

 

 

 

 

 

 

Novos conceitos e formulação de alimentos para colehos de companhia (portugues): https://www.youtube.com/watch?v=Vh34DIT6-oU
Novos conceitos e legislação em bem-estar de coelhos (espanhol): https://www.youtube.com/watch?v=mqzCnanepHA 
Criação orgânica de coelhos (inglês): https://www.youtube.com/watch?v=KDNAkT7yEQM
Manejo sanitário da granja cunícula (portugues): https://www.youtube.com/watch?v=m37TP_Oq8ps
 
 
 
 
 
 

 

Inseminação artificial em coelhos é apresentada em vídeo

         Cuni  O Canal Dr Cuni, projeto de extensão desenvolvido no IFMG Bambuí, traz em seu quinto episódio, informações a respeito da técnica de inseminação artificial em cunicultura, apresntadas de uma maneira muito prática. Para acessar ao material, clique aqui.

 

 

 

 

Cunicultores pet mineiros realizam novo evento

nay

          A cunicultura pet mineira bem como a carioca se encontram bem aquecidas e os cunicultores vêm implementando várias ações de divulgação de suas atividades. Por idealização do casal Nayara e Rafael, da Casa dos Coelhos e CIA, acontecerá no dia 21/10 de 2018 o II Dia da Cunicultura pet, evento onde participação cunicultores, tutores, técnicos e professores, sendo discutido assuntos diversos. Maiores informações poderão ser obtidas no cartaz ao lado. A diretoria da ACBC parabeniza os idealizadores e lembra que o diálogo é uma das chaves para o sucesso nesta atividade.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cunicultor faz parceria com escola para abate e procura outros parceiros

           GauchoNuma ação inovadora, na cidade de Uberaba-MG, o cunicultor Ivonei fez uma parceria com o Instituto federal do Triângulo, campus Uberaba, e está abatendo animal de maneira inspecionada em um abatedouro escola. O cunicultor Ivonei informa que está procurando parceiros para venda da carne. Os interessados devem procura-lo através do telefone: 34 9235-5733.

           A diretoria da ACBC parabeniza ao cunicultor e ao IF Uberaba pelo diálogo e concretização desta ação, a qual favorece muito o desenvolvimento humano e agrário da comunidade rural onde está situada a granja.

 

 

 

Equipe da UFS propõe novo enriquecimento ambiental

         Paula A equipe liderada pela professora Paula Rodrigues, do departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe desenvolveu uma nova forma de enriquecimento ambiental para coelhos em sistemas de alojamento. Trata-se de uma rede de Nilon com aberturas para que o animal retire de forma gradual o alimento volumoso fornecido a ele (foto). Esse tipo de enriquecimento, relacionado a um maior desafio para alimentação do animal é também utilizado nos zoológicos. Segundo a professora Paula após o término do volumoso eles ficam interagindo com o enriquecimento, balançando a cestinha.