Notícias

Dia do coelheiro é realizado em Minas


A criatividade é uma das maiores fortalezas de um cunicultor pet, principalmente porque seu trabalho continua após a entrega de uma animal para seu cliente.

Na cidade de Pedro Leopoldo, a cunicultora Liliane da "Coelhos Cantão" realizou no dia 03 de Junho o "I dia do coelheiro", reunindo tutores de coelhos, cunicultores, professores e interessados em coelhos. 

Houve brincadeiras com os animais, venda de artigos especializados, concursos, julgamento de animais bem como visita ao coelhário. Houve também a demonstração de tosa higienica realizada pela Liliane bem como uma palestra sobre "Curiosidades sobre os coelhos" proferida pelo prof. Luiz Machado. Segundo este, o evento ocorreu de uma maneira muito harmoniosa e inicitivas como estas devem ser valorizadas.

           

Coelhos Cantão realiza dia de coelheiros

link para reunião da ACBC: https://hangouts.google.com/call/jhdtynpuv5abjoh63siqxjy3q4u

       

 

 

coelheiro


              A cunicultora Liliane da coelhos Cantão realizará o primeiro encontro de coelheiros, evento destinado ao encontro de todos os interessados nesta espécie, sejam cuniculores, tutores ou simpatizantes. O evento será dia 03 de Junho na sede do criatório. Haverá diversas atividades recreativas acontecendo. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail brescialili@hotmail.com  

 

 

 

 

 

Juanjo Pascual fará palestra sobre o que há de mais moderno em cunicultura

               No dia 24 de maio, dentro da programação do ZOOTEC 2017, na cidade de Santos, o professor Juanjo Pascual fará uma palestra apresentando o que há de mais moderno na cunicultura mundial, abordando aspéctos de reprodução, nutrição, manejo, melhoramento, dentre outros. Juanjo Pascual é professor catedrático da Universidade Politécnica de Valencia - Espanha e atualmente é o editor chefe da Revista Mundial de Cunicultura (WRS) e secretário da Associação Mundial de Cunicultuta (WRSA).  

              Para ter maiores informações sobre o ZOOTEC 2017 acesse: http://abz.org.br/zootec2017.

ACBC INAUGURA NOVO PORTAL

           

 

   A Associação Científica Brasileira de Cunicultura inaugurou seu novo portal, localizado no endereço www.acbc.org.br. A nova versão do site está mais moderna e adaptada a dispositivos móveis e ao compartilhamento de informações.

 

 

 

 

Publicado primeiro epísódio do canal Dr. Cuni

O "Canal Dr Cuni" é um projeto de extensão do IFMG Bambuí coordenado pelo prof. Luiz Machado que conta com a colaboração de Phelipe Gois (Edição de vídeo), Bruno Amorim (Filmagem) e Eugênio Martinez (Revisão de legendas). Este trabalho visa levar informações fáceis sobre a cunicultura a todos os interessados, usando para isso o youtube. Os autores destacam que as legendas em espanhol serão fundamentais também para levar o trabalho a toda latinoamerica.
O primeiro epizódio foi dividido em duas partes e pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=9nBYpMVV4rQ. Nele são apresentados os diversos benefícios que a cunicultura proporciona para a sociedade. Para fazer a sua inscrição no canal e ajudar na divulgação deste trabalho acesse: https://www.youtube.com/channel/UCo7Q0kCNgjlashXJ3ZaQI9w.

Página de contato dos criadores é a mais visitada

Dentre as páginas do site da ACBC a página que contém os contatos dos criadores merece destaque pela sua grande procura e visibilidade. Até o momento esta página já teve mais de 52.000 visualizações. A ACBC informa que todos os cunicultores podem colocar suas informações nesta página de maneira gratuita bastando para isso entrar em contato com a ACBC através do seu e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e realizar o pedido. Para acessar esta página clique em: http://www.acbc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=87

Criação de coelhos em piso

criacao colehos em piso

Algumas tecnologias descartadas no passado rotineiramente voltam a ocupar espaços nos dias atuais. Isso acontece com a criação de coelhos em piso. Na RBC de abril de 2014 alguns cunicultores de São Paulo apresentavam um sistema de criação de coelhos em piso, visando aproveitar baias improdutivas. Na década de 80 já se pensava e utilizava esta ideia no Brasil.
O produtor Ivonei, de Uberaba (MG), adotou este sistema em sua granja e cria grande númeor de animais em um galpão (foto). Utiliza piso metálico com frestas para passagem de fezes além de bebedouros niple e comedouros tubulares, como aqueles utilizados na avicultura. Segundo Ivonei, o sistema proporciona excelente custo benefício.

Cunicultora busca parceiros para exposição na semana do Fazendeiro-UFV

A cunicultora Nayara, da Casa dos Coelhos e Cia informa que reservou um espaço de 100mts quadrados para a semana do Fazendeiro 2017, evento tradicional que acontece no campus da Universidade Federal de Viçosa em Julho.
Nayara procura parceiros que tenham interesse em divulgar seus produtos e animais. Os interessados podem contacta-la através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou whatsapp: 31 9477-1964. Se estuda também a possibilidade de realizar um julgamento de animais no local.

Coelho Real busca novos parceiros

A ACBC repassa aqui algumas informações repassadas pela Coelho Real, maior abatedouro de coelhos no Brasil, situado na cidade de Mairinque-SP.
"A coelho Real informa que voltou a buscar novos mercados para acelerar o quanto antes o crescimento do setor. Portanto, solicitamos aos criadores que já tem cota, que respeitem as quantidades pré-combinadas e que desejando aumentar, nos avise com antecedência, aumentando as matrizes somente após a cota liberada. Assim como aos que ainda não tem cota, façam a solicitação através do “termo de solicitação de cota”, que deverá ser requerido por email e somente após liberada a mesma, inicie a montagem da criação. Desta forma, estaremos crescendo sempre juntos e organizados, sem falta e muito menos sobra de coelhos."
Mais informações podem ser obtidas diretamente com a coelho real através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ACBC RECOMENDA: Na dúvida coma coelho

coelho3

Nos últimos meses e anos surgiram algumas especulações relacionadas à segurança alimentar de carnes. No Brasil, nesta semana houveram denúncias feitas pela operação "carne fraca", envolvendo empresas, políticos e fiscais agropecuários, onde produtos supostamente eram alterados e reaproveitados por alugumas empresas. Há quase dois anos a OMS qualificava também a carne de embutidos como potencialmente cancerígena e vermelha como provavelmente cancerígena.
Neste cenário, a ACBC lebra a sociedade brasileira que a carne de coelho é um produto extremamente saudável com baixos níveis de colesterol, gorduras, sódio e elevada proteína de alta digestibilidade, apresentando sabor extremamente agradável.

Publicada segunda edição do Boletim de Cunicultura

boletim2

Foi publicado a segunda edição do boletim de cunicultura, uma publicação do IFMG campus Bambui em parceria com a ACBC. Esta segunda edição tras informações sobre o curso de atualização, tratamento de mini coelho, utilização do esterco de coelho, bem-estar de coelhos, alojamento coletivo e manejo pré-abate. Confira o material em: http://www.acbc.org.br/images/stories/Boletim__2_edicao_REDUZIDO.pdf

Faltam especialista em doenças de Minis Coelhos

mini2

Conforme comentado por alguns cunicultores que trabalham com minis coelhos, o mercado é carente de profissionais clínicos veterinários especializados em doenças e tratamentos de mini-coelhos, sendo essa uma dificuldade apontada por estes criadores. É importante que hajam palestras, cursos e eventos sobre sanidade cunícula voltados não só para profissionais relacionados, mas também para os cunicultores afim de auxiliarem na prevenção de enfermidades e orientação dos tutores dos animais.