Notícias

VENDA DE COELHOS PET AUMENTA DURANTE A PANDEMIA

 

como cuidar de coelho 1Com as medidas de distanciamento social adotadas em praticamente todos os Estados e Municípios do Brasil, devido à pandemia do novo coronavírus, muitos criadores de coelhos de raças PET têm percebido aumento significativo nas vendas. Essa tendência de compra ou adoção de animais de companhia já vem sendo apontada por outros setores do mercado PET, como ONGs e PET SHOPS, para cães e gatos, principalmente.

De acordo com a Cunicultora Nayara Vale, proprietária da Granja Casa dos Coelhos e Cia, em Betim - MG, "esse, sem dúvidas, está sendo o momento em que mais houve procura para coelhos de estimação e as vendas não conseguem acompanhar o ritmo da demanda existente".

Apesar do setor ver com otimismo esse cenário de alta nas vendas, a ACBC faz uma importante ressalva sobre o aumento repentino da procura por coelhos PET e lista pontos a considerar antes de se decidir por adotar ou comprar um companheiro orelhudo:

  • tempo livre dos novos donos em casa ajuda na adaptação dos animais.
  • enfrentamento da pandemia é bom momento para praticar novos afetos.
  • mas a "solidão da quarentena" não deve ser o único motivo para adoção.
  • rotina da família pós-quarentena precisa ser considerada, para evitar abandonos ou descaso.

 

MAIS UMA LIVE NO CANAL DR. CUNI: 02/06 ÀS 19H00

WhatsApp Image 2020 05 28 at 09.37.21Na próxima terça-feira (02/06), às 19h00 (horário de Brasília) será transmitida mais uma live no Canal DR. CUNI (Youtube), sob Coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Machado, docente do Instituto Federal de Bambuí - MG. Dessa vez, a programação será destinada às perguntas dos ouvintes sobre os os Problemas da Cunicultura Brasileira. Uma excelente oportunidade para Produtores, Tutores, Estudantes, Pesquisadores e entusiastas da Cunicultura. Para acessar o Canal, basta clicar no link: https://www.youtube.com/results?search_query=dr.+cuni

 

Palestra online sobre "Cunicultura Comercial em Portugal"

 

palestra cuni PortugalO I Encontro Internacional Online de Zootecnia disponibilizará a palestra "Caracterização da cunicultura comercial em Portugal", a ser ministrada pelo Prof. Dr. Victor Manuel de Carvalho Pinheiro, no dia 26/05/2021, às 19 horas, no horário de Brasília. O link para a palestra está disponível clicando aqui. 

 

 

 

 

 

Revista Brasileira de Cunicultura implementa o identificador DOI em suas publicações

 rbc logo

A partir de maio de 2020, a Revista Brasileira de Cunicultura (RBC) incluirá o D.O.I em suas publicações (artigo científico, revisão de literatura e relato de caso).

O Digital Object Identifier (D.O.I.), ou Identificador de Objeto Digital, em português, é um padrão para identificação de documentos digitais e corresponde a um código único em forma de link. Além de facilitar a localização da publicação, o D.O.I. permite aos autores o acompanhamentos das citações de seu trabalho, além de facilitar o registro do artigo na Plataforma Lattes.

Esse é mais um passo para o crescimento da RBC, a única revista científica brasileira exclusiva sobre cunicultura.

Frigorífico Coelho Real anuncia reajuste sobre o preço pago pelo coelho vivo

coelho realO Frigorífico Coelho Real (Mairinque - SP) anunciou na última semana que o preço pago pelo coelho vivo passou a ser de R$ 9,00 / kg para animais entregues acima de 2,5 kgs. O Frigorífico informou ainda que estão cadastrando novos fornecedores, dando preferência para quem já está criando. Para quem tiver interesse, é possível entrar em contato pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou por telefone (11) 99975-2827. Maiores informações também podem ser obtidas através do site da empresa: https://www.coelhoreal.com.br/

 

 

 

Cunicultor do Rio Grande o Sul visita granja em Minas Gerais

 Sem título1O Cunicultor Flávio, proprietário da Cabanha Coelho Bonito (Rio Grande do Sul) visitou o Coelhário LC (Minas Gerais), de propriedade do Sr. Luis, e registrou o momento  num breve vídeo, onde ambos conversam de forma extrovertida e amistosa sobre questões relacionadas a algumas raças de coelhos PET. Essa amizade envolvendo a Cunicultura é mais um relato da grande família de Cunicultores existentes em todo Brasil. Confira o vídeo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=wLGXVc8llPI

 

 

CONGRESSO MUNDIAL DE CUNICULTURA FOI REAGENDADO PARA 23 A 25 DE JUNHO DE 2021

12 congresso mundial de cunicultura logo

 O Comitê Organizador do 12º Congresso Mundial de Cunicultura anunciou a nova data para realização do evento: 23 a 25 de junho de 2021, em Nantes, na França. Em e-mail enviado para as filiais, a Associação Científica Mundial de Cunicultura (World Rabbit Science Association - WRSA) informou que a prorrogação da data acompanha o que vem ocorrendo com outros eventos científicos de porte similar, devido à pandemia de COVID-19.  A princípio, deverá ser mantida a mesma programação, mas qualquer alteração será comunicada no site oficial do evento (https://colloque.inrae.fr/wrc2020). Qualquer dúvida pode ser enviada diretamente para o Comitê Organizador do 12o Congresso Mundial de Cunicultura, por meio do canal https://colloque.inrae.fr/wrc2020/Contact 

 

Canal Dr. Cuni continua com programação ao vivo para as próximas duas semanas

WhatsApp Image 2020 04 06 at 11.28.51

Dando sequência às apresentações durante o período de isolamento social, o Canal Dr Cuni, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Machado, trará programações para os dias 06, 09, 13 e 16/04/2020. Os temas são variados e contemplam assuntos de interesse a Cunicultores, Tutores de animais PET, Pesquisadores, Estudantes e Profissionais da área. Acesse o canal Dr Cuni aqui. Não fique de fora!

 

CONGRESSO MUNDIAL DE CUNICULTURA É SUSPENSO DEVIDO AO COVID-19

unnamedDevido à pandemia de COVID-19, o Comitê Organizador do 12o Congresso Mundial de Cunicultura decidiu suspender a realização do evento, prevista para ocorrer de 30/06/2020 a 03/07/2020, em Nantes, na França.

A nova data ainda não foi definida, e deverá ser informada assim que os órgãos mundiais de saúde sinalizarem positivamente, por meio do site oficial do evento (https://colloque.inrae.fr/wrc2020) ou da Associação Científica Mundial de Cunicultura (http://world-rabbit-science.com/index.htm). 

Mais de 240 resumos expandidos foram submetidos ao evento e a maior parte dos trabalhos já foi aceita para apresentação no congresso, sendo que as correções de muitos resumos ainda está em trâmite. Todos os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do evento, desde que os autores estejam inscritos.

Qualquer dúvida pode ser enviada diretamente para o Comitê Organizador do 12o Congresso Mundial de Cunicultura, por meio do canal https://colloque.inrae.fr/wrc2020/Contact 

 

Canal Dr Cuni com transmissões semanais ao vivo

imagem dr cuni

    Canal Dr Cuni está disponibilizando transmissões durante o período de isolamento. Serão duas transmissões por semana:

  - Segunda-feira às15h: apresentação de temas específicos

  - Quinta-feira às 9h: interação com o público através do chat da plataforma do canal

  Acesse o canal Dr Cuni aqui. Contamos com a participação de todos!

 

 

 

 

 

 

 

CUNICULTOR DO RIO DE JANEIRO RECEBE "MOÇÃO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO" DA CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

WhatsApp Image 2020 03 03 at 10.03.01

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro homenageou o Cunicultor Luiz Eduardo da Silva Pinto, por meio de uma "Moção de Louvor e Reconhecimento" pelo grandioso trabalho realizado na criação e defesa da causa animal. A láurea representa uma homenagem de forte simbolismo, que se estende a todos os cunicultores do país, sempre comprometidos com o bem estar e o respeito aos direitos dos animais. A ACBC endossa os parabéns ao Cunicultor Luiz Eduardo, filiado à entidade e proprietário da Granja LuLu Mini Coelhos, no Rio de Janeiro-RJ.

EVENTO DE CUNICULTURA PET SERÁ REALIZADO EM AMERICANA-SP NO MÊS DE MAIO

WhatsApp Image 2020 03 02 at 07.14.13O II ENCONTRO DE CRIADORES DE MINI COELHOS está com data marcada. Será realizado no dia 30 de maio de 2020, das 9h às 17h, na cidade de Americana-SP. O tema principal do evento será Nutrição de Coelhos, com enfoque nos distúrbios nutricionais e na reprodução. A palestrante será a Médica veterinária Mestre Erica Couto. Para mais informações, basta enviar um e-mail para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

17ª EDIÇÃO DO BOLETIM DE CUNICULTURA - ACBC ESTÁ NO AR....E DE CARA NOVA !

Boletim de Cunicultura capa

O Boletim de Cunicultura está de cara nova. A partir desta edição (17ª) o Boletim de Cunicultura passa a ser produzido pela UFSC, sob a coordenação da Profa. Priscila Moraes, como um projeto de extensão cadastrado na Universidade Federal de Santa Catarina (nº 201918716). O material tem sua publicação bimestral com temas focados na cunicultura e áreas afins. Sua distribuição é online e todas as suas edições estão disponíveis na página da Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC). Siga o perfil do Instagram para mais notícias sobre este boletim: @boletimdecunicultura. 

Para acessar o documento, CLIQUE AQUI. Após a leitura do material, colabore respondendo a pesquisa de satisfação. É rapidinho, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/19PCZ9cGFWK8JLYp_afd1D8hYqzrl27WtBhA-2Becukk/edit?usp=drivesdk

 

É PUBLICADO O 7º BOLETIM MUNDIAL DE CUNICULTURA

7wrsa1
A Associação Científica Mundial de Cunicultura (WRSA), através de seu Secretário Geral, Dr. Juan José Pascual, publicou mais uma edição do Boletim Mundial de Cunicultura (Newsletter - WRSA). Trata-se do 7º exemplar desde sua criação. O documento traz informações sobre o Congresso Mundial de Cunicultura, a ser realizado em julho de 2020, na França, além de citar os artigos científicos mais acessados na Revista Mundial de Cunicultura em 2019. Também são mencionados os principais Congressos Nacionais e Internacionais de Cunicultura ocorridos no segundo semestre de 2019 e, por fim, é realizada uma justa homenagem ao Pesquisador Dr. Dominique Licois, grande estudioso de patologia em coelhos, que faleceu em 7 de setembro de 2019.

Para acesso a este material, CLIQUE AQUI. E para acessar todas as edições do documento Newsletter - WRSA, basta entrar na aba MATERIAL DISPONÍVEL no site da ACBC.