Notícias

25ª EDIÇÃO DO BOLETIM DE CUNICULTURA É PUBLICADA

 

     Boletim de Cunicultura V.25 2022Foi publicada a última edição do Boletim de Cunicultura (n.º 25), repleta de informações atualizadas e importantíssimas para todos os envolvidos na Cunicultura brasileira e mundial.

     Em "Notícias", contamos a você que pesquisadores sócios da ACBC, que enviaram trabalhos científicos para o Congresso Mundial de Cunicultura, foram contemplados com subsídio para a inscrição e também informamos o lançamento do E-book gratuito é lançado “MANUAL DE CRIAÇÃO DE COELHOS DE COMPANHIA NOS LARES”. Destacamos que o 11º Boletim Mundial de Cunicultura traz nota sobre o VII SENACITEC e, por fim, divulgamos o curso completo de cunicultura de corte, 100% online, organizado pela ACBC.

      É possível usar forragens (cevada, aveia, triticale e azevém) na alimentação de coelhos em crescimento e ainda colher os grãos para a agricultura? Você confere a resposta na coluna “Ciência Traduzida”, escrita pela Dra. Kassy Gomes da Silva. Em “Panorama Prático”, você confere o texto sobre Técnica de contagem de oocistos de Eimeria spp. e sua utilização na cunicultura, de autoria de Thiago Porciuncula Miranda e Rafael Pereira Heckler (Médico Veterinário UFSC). Tudo isso e muito mais nessa edição recheada de boas informações.

     Para acessar o documento, CLIQUE AQUI. Sua distribuição é online e gratuita, e todas as suas edições estão disponíveis na página da Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC). Siga o perfil do Instagram para mais notícias sobre este boletim: @boletimdecunicultura. 

 

 

 

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL REGULAMENTA O TRANSPORTE DE COELHOS EM CABINES DE AVIÕES

bunny travel airplane flying      De acordo com a PORTARIA n.º 7.491 da ANAC, publicada em 8 de março de 2022, as empresas brasileiras e estrangeiras que prestam serviços de transporte aéreo em território nacional estão autorizadas a transportar coelhos em cabines de aeronaves.

    Embora os efeitos dessa portaria já estejam válidos, as empresas de aviação ainda deverão se adaptar a essa nova demanda, criando instrumentos específicos para normatizar o transporte de coelhos em aviões. Ainda não há informaçõe concretas sobre como cada companhia aérea implementará essa medida e nem quanto tempo levarão para oferecer esse serviço aos usuários, mas algumas já estão se ajustando à nova realidade.

       Ainda assim, a Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC e o Núcleo Brasileiro de Cunicultura PET - NBCP avaliam como muito positiva e promissora a Portaria da ANAC, pois há muito tempo havia essa indefinição que limitava a comercialização e o transporte de coelhos de companhia dentro do país, enquanto outras espécies de animais PET (ex: cães e gatos) já transitavam normalmente há décadas em viagens aéreas.     

  

 

 

 

 

VII CONGRESSO AMERICANO DE CUNICULTURA SERÁ REALIZADO EM CUBA, DE 10 A 15 DE OUTUBRO DE 2022

AGROPAT 2022

Por ocasião da CONVENÇÃO SOBRE PRODUÇÃO ANIMAL E AGRO DESENVOLVIMENTO - AGROPAT 2022, será realizado conjuntamente o VII CONGRESSO AMERICANO DE CUNICULTURA. Os eventos ocorrerão de 10 a 15 de outubro de 2022, no Centro de Convenções Plaza América, em Varadero, Matanzas - Cuba.

Temas do Congresso:


 Nutrição e sistemas de alimentação
 Etologia, alojamento e bem-estar animal
 Genética e reprodução
 Qualidade da carne
 Gestão empresarial, aspectos sociais e economia
 Patologia e higiene
 Técnicas de curtimento de peles
 Ciência e tecnologia

Para informações sobre o envio de trabalhos, acesse o site: http://www.agropatcuba2022.com/es/abstracts/send_abstract_form

Para outras informações, os interessados poderão enviar e-mail para uma das organizadoras do evento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Dra. Lissete Fernandez)

 

11º BOLETIM MUNDIAL DE CUNICULTURA TRAZ NOTA SOBRE O VII SENACITEC

 

WRSA NEWS 01 2022      A Associação Científica Mundial de Cunicultura (WRSA), através de seu Secretário Geral, Dr. Thierry Gidenne, publicou mais uma edição do Boletim Mundial de Cunicultura (Newsletter - WRSA). Trata-se do 11º exemplar desde sua criação. O documento traz informações sobre o XII Congresso Mundial de Cunicultura, realizado entre 3 e 5 de novembro de 2021, de forma híbrida, com sede em Nantes-França. O documento também cita os artigos científicos mais acessados na Revista Mundial de Cunicultura em 2021.

       Também são mencionados os principais Congressos Nacionais e Internacionais de Cunicultura ocorridos no segundo semestre de 2021, dentre os quais mereceu destaque o VII SENACITEC - Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura, realizado pela primeira vez de forma 100% remota e gratuita, de 23 a 25 de novembro de 2021. 

   Para acesso a este material, CLIQUE AQUI. E para acessar todas as edições do documento Newsletter - WRSA, basta entrar na aba MATERIAL DISPONÍVEL no site da ACBC.  

 

 

E-book gratuito é lançado: MANUAL DE CRIAÇÃO DE COELHOS DE COMPANHIA NOS LARES

   MANUAL DE CRIAÇÃO DE COELHOS DE COMPANHIA NOS LARESApós meses de dedicação de uma equipe multidisciplinar, formada por zootecnistas, médicos veterinários, criadores e tutores, foi   aficialmente lançado o MANUAL DE CRIAÇÃO DE COELHOS DE COMPANHIA NOS LARES, preenchendo uma lacuna que existia em uma área   muito nova. A elaboração e distribuição o material teve apoio da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC, e do Núcleo Brasileiro   de Cunicultura Pet - NBCP.

     O livro traz conteúdos fundamentais para quem deseja adquirir e manter um coelho de raça pet em sua residência, com informações sobre   comportamento, bem-estar, transporte, nutrição, aspectos sanitários, entre outros. 

    De acordo com o Prof. Luiz Carlos Machado, Editor do material, a preocupação maior da equipe de autores foi justamente garantir bem-estar   ao coelho de companhia,  considerando a complexidade e variedade de temas que o animal envolve.

     Para acessar o material gratuitamente, CLIQUE AQUI.

MARATONA DA CUNICULTURA BRASILEIRA SERÁ SEDIADA VIRTUALMENTE DE 08 A 16 DE JANEIRO

WhatsApp Image 2022 01 05 at 17.54.46

     De 08 a 16 de janeiro de 2022, a Casa dos Coelhos e Cia sediará virtualmente a Maratona da Cunicultura Brasileira, evento inédito que tem como objetivo trazer conhecimento técnico para os cunicultores principalmente os iniciantes na atividade, além de criar pontes entre a produção  acadêmica e os cunicultores, e reforçar a união entre os cunicultores para o crescimento da cunicultura brasileira. 

     A Maratona contará com duas palestras por dia, com duração de aproximadamente 50 minutos cada, sendo aberto ao final de cada dia cerca de 30 minutos para perguntas aos palestrantes. Além das palestras o evento contará com sessões de mesa redonda, e espaço para network e diálogo.

     O valor total arrecadado será destinado 30% para doação e o restante para cobrir os custos de marketing e produção do evento.

     Público alvo: cunicultores, interessados em iniciar na cunicultura, alunos de zootecnia, medicina veterinária, agronomia, biologia e áreas afins.

     Para se inscrever, ao custo de R$ 24,90 por pessoa, basta acessar ESSE LINK.

     A ACBC apoia essa iniciativa e contribuirá com a participação de toda sua atual Diretoria Executiva na Programação do evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisadores sócios da ACBC, que enviaram trabalhos científicos para o Congresso Mundial de Cunicultura, foram contemplados com subsídio para a inscrição

 

     12 congresso mundial de cunicultura logo

 

      Buscando incentivar e apoiar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente associados à ACBC, em eventos direcionados à Cunicultura, a Associação fez o repasse de um subsídio no valor de R$ 500,00 para custear parte da inscrição paga por estudantes que publicaram seus trabalhos científicos no XII Congresso Mundial de Cunicultura, realizados de 03 a 05 de novembro de 2021, em Nantes, na França.

     As duas pesquisadoras contempladas foram a Dra. Kassy Gomes da Silva (Egressa da PUC-Curitiba, com Tese na área de Cunicultura) e a Zootecnista Jéssica Turquino Santinoni (Formada pela UEM-Maringá, com TCC na área de Cunicultura). Os trabalhos publicados podem ser acessados nos ANAIS DO EVENTO.

 

1º Brazilian Rabbit Championship é realizado de forma online

     Canis Lupus Evento 2021

 

     No dia 04/12/21, foi realizado o 1º Brazilian Rabbit Championship (Campeonato Brasileiro de Exposição de Coelhos). O evento foi realizado de forma vitrual, sob a organização da Canis Lupus Brasil, contando com dois juízes estrangeiros e um brasileiro que avaliaram os candidatos em quesitos como: postura, tamanho de orelha, cabeça, padrão do conjunto, pelagem, saúde, entre outros.

     Todos os competidores participaram com seus melhores coelhos, a competição contou com 30 participantes, dividida entre quatro categorias: Raça Netheland Dwarf: melhor macho, e melhor Fêmea, Raça Mini Lop e Raça  Jersey Wooly. 

     A exposiçao surgiu com o propósito de levar a cunicultura brasileira a outro nível, segundo a organização do evento. “Temos aqui ótimos cunicultores como pude ver nesta competição, muitos  eram desconhecidos”, conta Alex Freitas, organizador do evento.

     Alguns sócios da ACBC participaram do competição e tiveram animais vencedores em categorias importantes, como o Cunicultor Luiz Eduardo (Lulu Mini Coelhos, Rio de Janeiro), que teve premiações com duas melhores fêmeas, e a Cunicultora Mariana Machado Damian (Loja Virtual Orelhudos, Santa Catarina), que recebeu o prêmio pelo melhor macho da raça Netherland Dwarf e o Best in Show.

     Com a perspectiva de retorno pleno às atividades presenciais em 2022, a ACBC espera que eventos desse porte possam prosperar e aumentar em todo Brasil, o que certamente representará uma importante ferramenta para a divulgação das raças de coelhos e da Cunicultura como um todo.  

     A Segunda Edição do evento já tem data marcada: 17 de julho de 2022. Para maiores informações, basta acessar o perfil da Canis Lupus Brasil no Instagram: https://www.instagram.com/p/CXM96tRt7c7/?utm_medium=share_sheet

VII SENACITEC registrou 221 inscrições e mais de 1100 visualizações no Youtube

      Preto Figuras Esportes Masculinos Capa para Facebook 5

   

     O VII SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA - SENACITEC 2021 ocorreu de 23 a 25 de novembro de 2021, trazendo um elemento que o distinguiu de todas as edições anteriores: foi TOTALMENTE VIRTUAL E GRATUITO.

     Sob a organização conjunta do Centro de Estudos em Coelhos - CECO (Universidade Estadual de Maringá - UEM) e da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC, a programação do evento foi composta por palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos, debates, depoimentos e trocas de experiências entre Universidades, Setores Produtivos, Cunicultores, Tutores e demais interessados

     Foram registradas 221 inscrições no evento, a maioria composta por estudantes de graduação e pós-graduação, mas também com bastante adesão de cunicultores (pet e corte), tutores de coelhos, docentes e pesquisadores da área. Foram submetidos 25 trabalhos científicos, todos publicados como anais de evento em uma edição especial da Revista Brasileira de Cunicultura (http://www.rbc.acbc.org.br/edicoes/edicoes-anteriores/anais-do-vii-seminario-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-em-cunicultura-senacitec-2021).

     Os três melhores trabalhos (lista abaixo) foram apresentados oralmente, durante a programação do evento:

1- Inóculos cecais congelados podem ser utilizados na avaliação de dietas para coelhos em técnicas in vitro de produção de gases? (Autora principal: Adenilda Ribeiro de Moura)

2-  Modelos não lineares para avaliação de curvas de produção acumulada de gases em dieta para coelhos (Autor Principal: Marckis Lyandro Farias de Lima)

3- Características físico-químicas da carne de coelhos Lion Head (Autor principal: Daniel Rodrigues Dutra)

     Por ocasião do evento, foi revelado o ganhador do Prêmio Laura de Sanctis, considerada a Patronesse da Cunicultura Brasileira, e que representa uma láurea de alta distinção entregue pela ACBC. Com muita justiça e reconhecimento, o Pesquisador indicado nessa edição foi o Prof. Dr. Luiz Carlos Machado – IFMG, grande pesquisador, comunicador e entusiasta da Cunicultura Nacional.

     Para quem quiser assistir à programação completa do evento, basta acessar o Canal do Centro de Estudos em Coelhos – CECO da UEM no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC8erIRD1eEjKPbZV4OcYhjA). Até o momento, foram registradas mais de 1100 visualizações nos três dias de transmissão do evento.

     Print SENACITEC 2021

   

     A Comissão Organizadora do VII SENACITEC – UEM 2021 agradece a todos os participantes e espera encontrá-los na próxima edição do evento, a ser realizada em Bambuí-MG, no ano de 2023, sob a Coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Machado - IFMG.

  

Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha

Coordenador do VII SENACITEC

 

 

Pesquisadores brasileiros participam do Congresso Mundial de Cunicultura, realizado de 03 a 05 de novembro, na França.

Foto ACBC Congresso WRSA     Na última semana (03 a 05 de novembro de 2021), foi sediado XII Congresso Mundial de Cunicultura, com sede presencial em Nantes - França. O evento foi transmitido remotamente por plataforma virtual a todo o mundo e, na ocasião, foram discutidos assuntos atuais que afetam de forma direta e indireta a Cunicultura, dentre os quais se destacam: a erradicação de gaiolas na união europeia, o banimento dos antibióticos como promotores de crescimento, a prevenção à coccidiose e às doenças virais (mixomatose e RHDV), bem-estar de coelhos em sistemas produtivos, programas de biosseguridade, entre outros temas de extrema relevância para a atividade em nível global.

     Na oportunidade, alguns pesquisadores brasileiros participaram diretamente das discussões, com destaque para a mesa de debates sobre as atividades desenvolvidas para o desenvolvimento da Cunicultura nos países emergentes, da qual o Prof. Dr. Luiz Carlos Machado (membro da Diretoria da Associação Científica Americana de Cunicultura) e a Profa. Dra. Kassy Gomes da Silva (membro da ACBC) participaram ativamente, informando as principais ações realizadas até o momento para a promoção da atividade no Brasil.

     Na assembleia geral com as filiais da Associação Científica Mundial de Cunicultura, o Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha (atual presidente da ACBC) comentou sobre algumas ações realizadas pela entidade para maior divulgação de informações técnicas e científicas aos produtores, destacado o Boletim de Cunicultura, importante veículo de divulgação técnica coordenado pela Profa. Dra. Priscila de Oliveira Moraes (atual Vice-Presidente da ACBC).

     Além das discussões nas mesas de debates e assembleia geral, houve apresentação de trabalhos científicos, realizados pelos brasileiros acima citados e por outros, que denotam a qualidade da pesquisa científica realizada em Cunicultura no Brasil, com engajamento de Universidades, Institutos Federais, Empresas e Granjas parceiras.

Estudantes sócios da ACBC, que tenham enviado trabalhos científicos, poderão receber subsídio para a inscrição no XII Congresso Mundial de Cunicultura

 XII WRSA CONGRESS

       Buscando incentivar e apoiar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, regularmente associados à ACBC, em eventos direcionados à Cunicultura, a Associação irá custear parte da inscrição paga por estudantes que tiverem submetido trabalhos ao XII Congresso Mundial de Cunicultura, que ocorrerá de 03 a 05 de novembro de 2021, em Nantes, na França.

     Para se candidatar ao subsídio, os estudantes deverão preencher esse FORMULÁRIO, informando dados pessoais e informações sobre o(s) trabalho(s) a ser(em) apresentado(s). O prazo para as inscrições será de 03 a 10/11 e o resultado será divulgado no dia 12/11, no site da ACBC. As inscrições encerrarão após a realização do congresso porque o certificado de apresentação será exigido como comprovante.  

    Serão custeadas 3 inscrições de autores distintos, no valor de R$ 500,00 por inscrição, como forma de subsidiar o custo de participação no evento e prestigiar os autores pela divulgação científica de trabalhos desenvolvidos no Brasil e apresentados no maior evento mundial de Cunicultura.  

      Para quem ainda não é sócio da ACBC, basta clicar nesse FORMULÁRIO e se filiar.

 

Granja Lulu Mini Coelhos - RJ recebe alunos do Curso de Auxiliar de Veterinária e PetShop

Lulu      No último sábado (16/10/21), a Granja de Coelhos Pet  Lulu Mini Coelhos, localizada no município de Itatiaia, região Sul Fluminense - RJ, recebeu alunos do Curso de Auxiliar de Veterinária e PetShop, do Instituto de Educação VemSer - Unidade de Bangu - RJ. Na oportunidade, participaram 17 alunos, mais a Coordenadora Pedagógica (Virgínia Maria) e a Instrutura Médica Veterinária (Rosângela Rodrigues). Foi realizada uma aula prática sobre características das raças, saúde e bem-estar de coelhos pet. Apesar do momento de exceção ainda vivido no país, cumprindo as regras de prevenção ao contágio do covid-19, foi possível ter contato direto com os animais, observar as características de saúde, conforto e bem-estar animal e receber as explicações dos professores e dos cunicultores proprietários da Granja, Lúcia e Luiz. A ACBC parabeniza a todos os cunicultores que estabelecem parcerias com instituições de ensino ou pesquisa, no sentido de propiciar parcerias entre os setores, compartilhar conhecimento e desenvolver a cunicultura nacional.

VII Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura - SENACITEC 2021 será sediado em novembro: 100% virtual e gratuito

Preto Figuras Esportes Masculinos Capa para Facebook 5

 

     O VII SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA - SENACITEC 2021 já tem data marcada: 23, 24 e 25 de novembro de 2021. E dessa vez o evento trará um elemento que o distingue de todas as edições anteriores: será TOTALMENTE VIRTUAL E GRATUITO. As inscrições já estão abertas e o prazo para envio de Trabalhos (Artigo científico, Relato de caso e Revisão bibliográfica) vai até 10/11/2021. Para acessar o site do evento, CLIQUE AQUI.  

     Sob a organização conjunta do Centro de Estudos em Coelhos - CECO (Universidade Estadual de Maringá - UEM) e da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC, a programação do evento será composta por palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos, debates, depoimentos e trocas de experiências entre Universidades, Setores Produtivos, Cunicultores, Tutores e demais interessados.

     Apesar da distância que o momento impõe, estaremos juntos e unidos pelos laços que temos em comum: A CUNICULTURA !

 

23ª EDIÇÃO DO BOLETIM DE CUNICULTURA É PUBLICADA

 

Boletim 23     Foi publicada a última edição do Boletim de Cunicultura, repleta de informações atualizadas e importantíssimas para todos os envolvidos na Cunicultura brasileira e mundial.

    Em “Notícias”, foi informada a entrevista dada pela granja de coelhos pet “Lulu Minicoelhos” à revista “Bom Criador” desse mês, como renovar sua filiação ou se associar à ACBC, também foi celebrada a 200ª edição do Boletim de Cunicultura Espanhol, anunciado o II Congresso internacional de Mulheres na Cunicultura da América Latina e Caribe, eventos da Sociedade Intertropical de Cunicultura e o Curso de Cunicultura de Corte da ACBC. Por fim, na coluna “Notícias”, foi publicada uma nota de repúdio às intervenções desrespeitosas e truculentas de fiscalizações em criatórios de coelhos.

     Na coluna “Ciência Traduzida”, foi veiculado um texto de autoria da colunista Kassy Gomes, onde ela aborda o impacto da temperatura e umidade em coelhos de diferentes idades reprodutivas. Em “Panorama Prático”, é discutida a preocupação com os índices de mixomatose nesse próximo verão. Quem traz o texto é a Profa. Priscila Moraes. Em “Curiosidade Cunícola”, a colunista Ana Klinger traz diferenças entre coelhos machos e fêmeas como animais de estimação.

     Em “Opiniões e atualizações” é apresentada a Intercun e seu papel na cunicultura de corte. Na coluna de “Biosseguridade”, o Prof. Leandro explica a importância da qualidade da água e alimentação dentro de um setor cunícola. No “Túnel do tempo”, o colunista Prof. Luiz Machado relembra o IV Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura, realizado em 2012, e a importância da confraternização entre os setores da cunicultura. 

     Em “Jovens na Cunicultura”, a Profa. Ana Klinger conta à nossa colunista Heloísa Silva sua inspiradora trajetória dentro da cunicultura. Você sabe o que é estufamento, ou enterite mucóide? Em “Perguntas e respostas na cunicultura”, o Prof. Luiz Machado explica sobre essa enfermidade, muito recorrente em coelhos.

     Para acessar o documento, CLIQUE AQUI. Sua distribuição é online e gratuita, e todas as suas edições estão disponíveis na página da Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC). Siga o perfil do Instagram para mais notícias sobre este boletim: @boletimdecunicultura.