Notícias

SENACITEC 2024 será sediado em Bambuí-MG, de 15 a 17 de março

 

SENACITEC 2024 LOGO1       

       O VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA - SENACITEC 2024 já tem local e data marcada: será realizado em Bambuí - MG, de 15 a 17 de março. As inscrições já estão abertas e o prazo para envio de Trabalhos (Artigo científico, Relato de caso e Revisão bibliográfica) vai até 20/12/2024. Para acessar o site do evento, CLIQUE AQUI.

    Nesta edição o evento será realizado em formato híbrido, ou seja, todas as atividades acontecerão de maneira presencial, sendo as palestras e mesas redondas transmitidas também de forma on line para os inscritos no evento. Sobre o local, Bambuí é uma cidade pitoresca do centro-oeste mineiro, com clima muito agradável nesta época do ano. Está distante 250km da capital mineira (Belo Horizonte) e seu principal acesso acontece pela BR 262, no sentido BH-Uberaba. 

      Sob a organização conjunta do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Campus Bambuí e da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC, a programação do evento será composta por palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, feira, debates, depoimentos e trocas de experiências entre Universidades, Setores Produtivos, Cunicultores, Tutores e demais interessados.

         Participe do Maior Evento de Cunicultura do Brasil !!!!!

 

Encontro Interestadual de Cunicultores é realizado em Três Arroios - RS

     4e1ba34acc167c2317388cb0291d9faeNo último domingo (12/03/2023), foi realizado o Encontro Interestadual de Cunicultores, na cidade de Três Arroios-RS. O evento foi organizado pelo cunicultor Milton Pilar e sua esposa, Janaína Rodrigues, e contou com o apoio de entidades do setor público e privado.

      A proposta do evento – dedicado a criação de coelhos - foi colocar em pauta a discussão sobre a formação, organização e legalização da cadeia produtiva da cunicultura, desde sua produção propriamente dita, passando pela industrialização e chegando até o consumidor final.

    Estiveram presentes cunicultores de vários Estados do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro). Também esteve presente o empresário catarinense Ludgero Gonçalves, que está para colocar em operação um frigorífico com capacidade para abater três mil coelhos por dia no município de Canoinhas-SC. 

     “Temos que incentivar o consumo da carne de coelho, por ser um produto de alto padrão nutricional e uma fonte de proteína com qualidades ímpares, sendo que as principais são o baixo teor de gordura e sua alta digestibilidade”, salienta o cunicultor Milton Pilar.    

ALUNOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) REALIZAM DIA DE CAMPO SOBRE CARNE DE COELHO

WhatsApp Image 2023 03 16 at 14.26.26     No último sábado (11/03), alunos do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizaram um Dia de Campo sobre Carne de Coelho. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que contou com palestras sobre a origem dos coelhos, aspectos da cunicultura, produtos e coprodutos. Além de uma visita ao Setor de Cunicultura da Fazenda Escola da UEM, os participantes do evento acompanharam uma demonstração prática de cortes comerciais em carcaças de coelhos, apresentação de receitas e atributos tecnológicos da carne,

     Durante o intervalo da manhã, foram servidos hamburgueres de carne de coelho e o almoço também foi elaborado com receitas à base de carne de coelho, como rocambole (coelho desossado e recheado), coelho à caçador (ensopado) e churrasco de coelho.

      De acordo com o Prof. Leandro Castilha, um dos palestrantes e atual presidente da ACBC, "o evento representou uma oportunidade de divulgação da qualidade nutricional e versatilidade gastronômica que a carne de coelho possui. Além de apresentar proteínas de alto valor biológico, elevado aporte de vitamina B12, baixo teor de sódio, baixa concentração de gorduras totais e colesterol, a carne de coelho é considerada neutra quanto a atributos organolépticos, permitindo imprimir quailquer tipo de tempero, o que agrada aos chefes de cozinha e assegura versatilidade às receitas e modos de preparo".    

 

Para o Calendário Chinês, 2023 é o ano do COELHO

ano do coelho widelg(FONTE: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/ano-do-coelho-o-que-e-o-horoscopo-chines-e-o-que-diz-sobre-2023.phtml)

     No dia 22 de janeiro de 2023, teve início o Ano Novo chinês. Segundo o horóscopo tradicional do país, estamos saindo do ano do Tigre e entrando no ano simbolizado pelo Coelho. As passagens anuais ganham um arquétipo de algum animal do zodíaco chinês. Sendo assim, conforme a crença oriental, estamos saindo de um ano de maior ação e busca ativa pelos objetivos, comportamentos inspirados na imagem do Tigre, para entrar em um ano de maior observação, reflexão e soluções criativas, imagem inspirada pelo coelho.

     As crenças asiáticas determinam que cada um desses períodos é regido por um animal entre doze que se alternam através de uma sequência cíclica (a cada 12 anos, o ciclo recomeça). São eles: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e javali. No ano passado (2022 para o ocidente e 4720 para o oriente), que durou entre primeiro de fevereiro de 2022 e 21 de janeiro de 2023, o horóscopo chinês indicou uma jornada de forte movimentação. Já o horóscopo de 2023 indica sorte, tranquilidade e "uma forte inclinação para a recompensa" na forma de colheitas férteis. Em outras palavras, é um período de bonança após as lutas que teriam caracterizado o ano do Tigre.

     Como o horóscopo oriental movimenta a crença e o comportamento do país mais populoso do planeta, que também é o maior produtor e consumidor de coelhos do mundo, a ACBC acredita que a própria cunicultura possa se beneficiar. Inclusive, possibilidades de exportações de peles, amuletos (pés e caudas) e outros souvenirs e artefatos utilizados como artesanato podem representar oportunidades ao Brasil e demais países.


13º Congresso Mundial de Cunicultura já tem data e local: 2 a 4 de outubro de 2024, em Tarragona (Espanha)

 

Tarragona Espanha     No último Boletim de Cunicultura da WRSA, a Associação Científica Mundial de Cunicultura, publicado em Janeiro de 2023, foi oficialmente anunciado o 13º Congresso Mundial do Cunicultura, que acontecerá durante três dias em Tarragona, Espanha, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2024.

     O 13ª Congresso Mundial de Cunicultura ocorrerá no Centro de Exposições e Congressos de Tarragona. O Palácio está localizado bem no centro de Tarragona, cidade reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A cidade, caracterizada pela sua abertura ao Mediterrâneo, dispõe de uma vasta oferta hoteleira, de lazer e cultura.

     Todos os campos da Cunicultura, desde a pecuária até a biologia profunda, serão apresentados neste congresso, com conferências principais, mesas redondas e artigos curtos. Esta é uma excelente oportunidade para as empresas do setor se envolverem com cientistas no campo da pesquisa científica com coelhos. O Congresso atrairá uma ampla gama de delegados da WRSA, incluindo cientistas em cunicultura, palestrantes e convidados de todo o mundo. 

     A comissão organizadora do evento é composta pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar da Catalunha (IRTA) e pela Associação Espanhola de Cunicultura (ASESCU - filial espanhola da WRSA).

PERGUNTAS SOBRE CUNICULTURA SÃO RESPONDIDAS NO GLOBO RURAL (06/11/22)

Globo Rural 1     No último domingo (06/11/2022), o Programa Globo Rural (Rede Globo de Televisão) trouxe duas perguntas dos telespectadores sobre cunicultura, ambas relacionadas à nutrição desses animais: 

     1- Existe uma ração específica para engorda de coelhos? Como ela deve ser usada? (Diego Teixeira, Piracaia - SP)

    2- Qual a melhor alimentação para coelha que está amamentando? (Sebastiana Torres, São Paulo - SP) 

     As perguntas foram respondidas pelo Zootecnista Dr. Leonardo Pascoal, atualmente Professor na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Além de explicar os detalhes da nutrição balanceada de coelhos, o Prof. Leonardo ainda mencionou opções nutricionais para casos em que não haja ração industrial como opção na cidade ou região de produção de coelhos. Quer conferir todos os detalhes das respostas, clique no link a seguir e acesse a matéria na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/11099943

     A ACBC parabeniza os telespectadores que enviaram as perguntas e agradece ao Prof. Leonardo Pascoal pelas respostas.  

Alunos da Disciplina de Cunicultura no Curso de Zootecnia da UESB (Itapetinga-Ba) preparam receitas com coelhos

UESB Receitas de Coelho     No dia 21/10/22 (terça-feira), os alunos da disciplina de Cunicultura do Curso de Zootecnia da Universidade Estadual da Bahia (UESB), situada na cidade de Itapetinga-BA, realizaram uma atividade muito gostosa e importante para a divulgação da carne de coelho. Sob a orientação do Prof. M.Sc. Ronaldo Vasconcelos, a turma realizou uma mostra gastronômica, com degustação de receitas à base de carne de coelho.

   Entre as delícias preparadas e degustadas estavam receitas comuns, como pastel e torta de coelho (foto), além de salpicão e estrogonofe. De acordo com o prof. Ronaldo, "no final do semestre letivo, cada equipe de alunos recebe uma carcaça de coelho, com a qual devem preparar uma receita e apresentar o prato para a degustação, seja no Campus ou no centro da cidade, em Itapetinga-Ba. Isso ajuda a divulgar a carne e diminuir preconceitos referente ao seu consumo." 

     Desta vez, a atividade foi conduzida no Campus Universitário da UESB, com uma turma relativamente pequena, em que as pessoas avaliavam os pratos e davam notas de 0 a 5, que serão posteriormente computadas junto às outras avaliações da unidade. De um painel com 48 degustadores, 46 atribuíram nota máxima aos pratos, permitindo concluir que as receitas foram aprovadas pela ampla maioria dos provadores.

     A ABC parabeniza o prof. Ronaldo e seus alunos pela iniciativa e incentiva a população a conhecer a carne de coelho e seus benefícios. Além de ser muito saborosa e nutritiva, ainda movimenta um setor do agronegócio essencialmente familiar: a Cunicultura.

 

RODA DE CONVERSA SOBRE CUNICULTURA É REALIZADA DE FORMA HÍBRIDA EM 10 E 17/09/22

WhatsApp Image 2022 09 08 at 16.08.07 

     Nos dias 10 e 17 de setembro, às 10h da manhã, será realizada uma Roda de Conversa sobre Cunicultura. O evento iocorrerá no formato híbrido, sendo transmitido diretamente da Casa do Zootecnista no Distrito Federal, sob a organização da Associação Brasileira de Zootecnistas - ABZ, Associação dos Zootecnistas do Distrito Federal - AzooDF e a empresa ZooTrend, com a parceria da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC e a AgroAgenda. 

     No dia 10/09 a roda de conversa será focada na Cunicultura de Corte, buscando levantar e debater os principais problemas atuais no país e as possíveis soluções. No dia 17/09, os mesmos temas serão abordados, mas com foco na Cunicultura PET. Para participar presencialmente, os interessados deverão comparecer à Casa do Zootecnista 15 minutos antes do horário de início. Os interessados em participar remotamente, deverão deverão acessar o link http://meet.google.com/xbh-aweq-cwa

     São convidados a participar todos os atores da Cunicultura nacional (cunicultores, professores, pesquisadores, estudantes, tutores e entusiastas da atividade).

 

 
 
 

Presidente da ACBC participa da Feira de Coelhos na Expointer 2022, em Esteio-RS

Expointer 2022     A 45ª Expointer se encerrou neste domingo (4/9) batendo recordes. O balanço dos resultados desta edição, a primeira sem restrições desde o início da pandemia de covid-19, foi divulgado à tarde no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O total de negócios chegou a R$ 7.145.626.026,21, representando um crescimento de 164,67% em relação a 2019, o último em que a feira ocorreu com presença totalmente liberada de público.

 

     Todos os números apresentaram crescimento em relação a 2019. Na pecuária, houve a venda de 1.309 animais, totalizando R$ 11.991.364 (+ 42,02%). O setor da agricultura familiar, um dos mais populares entre os visitantes, vendeu R$ R$ 8.106.105,43 (+ 78,52%). Uma das atrações consolidadas dentro da Feira de Pequenos Animais é a Exposição de Coelhos, que além de promover o julgamento e premiação de animais de destaque em suas raças e aptidões, ainda permite a realização direta e indireta de comércio de animais, produtos e serviços relacionados à cunicultura, movimentando o setor e divulgando o coelho como uma opção de proteína animal para consumo ou animal de companhia.

      Por ocasião da Feira, esteve presente no local o atual Presidente da ACBC, Prof. Leandro Castilha. Além de visitar as instalações, o presidente da ACBC dialogou com cunicultores, como o Sr. Tiago Terra (proprietário da Cunicultura TT), que já atende em 15 Estados brasileiros, e o Sr. Silvio Ouriques (atual presidente das Associações de Cunicultores junto à FARCO), ambos nas fotos acima. Além de compartilharem informações e estratégias de fortalecimento para a atividade, houve uma troca de contatos para atividades futuras em conjunto com a ACBC. De acordo com o Prof. Leandro, "A cunicultura sul-riograndense é um exemplo de união e profissionalismo para o país e a participação dos cunicultores em eventos como a Expointer ajuda a realizar um importante trabalho de manutenção do material genético brasileiro, crucial para a cunicultura nacional, além de divulgar a atividade amplamente."

     De acordo com a organização da feira, mais de 770 mil pessoas passaram pelo local durante os 9 dias do evento. O Relatório Completo dos coelhos e chinchilas premiados na exposição pode ser  acessado AQUIMais informações podem ser assistidas nessa entrevista concedida pelo Sr. Tiago Terra ao Programa Jornal do Almoço (aos 33 minutos e 30 segundos).

 

 

 
 
 

LULU MINICOELHOS PARTICIPA DO EVENTO SOUTH AMERICA PET 2022

 

WhatsApp Image 2022 08 26 at 07.19.23WhatsApp Image 2022 08 26 at 07.19.23 1WhatsApp Image 2022 08 26 at 07.19.23 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2022, no São Paulo Expo, ocorreu a mais importante feira PET voltada para negócios da América Latina. A PET South America é um evento completo, que reúne as maiores novidades do setor, além de tendências e inovações para impulsionar os negócios de produtos e serviços PET, em 3 dias repletos de informação.

     A Cunicultura Lulu Minicoelhos participu do evento. De acordo com um dos próprietários, Luiz, esse é o 3º ano consecutivo que a Lulu participou do evento. "Neste ano, levamos a Pinta, nossa coelhinha anã da raça Teddy Dwerg, que fez um enorme sucesso na feira. Todos se maravilharam com ela. Os famosos Ana Hickmann e Richard Rasmussen fizeram filmagens e tiraram fotos com a nossa mascotinha. Fomos convidados a nos instalar nos stands de nossos parceiros: Gaiolas Bragança e Like Pet, aos quais agradecemos pelo excelente suporte para que participassemos do evento com tranquilidade."

     Para quem nunca foi ao evento, saiba que vale a pena visitar e participar, além de ficar a par dos lançamentos, como de gaiolas mais adequadas para coelhos, e de novas rações "premium", também é possível conversar com os donos e diretores de várias empresas do ramo de animais de estimação. Durante a feira também aconteceram várias palestras e demonstrações como, por exemplo, do nosso amigo Alex, "Grooming" especializado, que falou sobre tosa em coelhos.
     A próxima feira já está marcada, será em agosto de 2023.

     Fiquem atentos e participem !

 

NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA ACBC (GESTÃO 2022 - 2025) TOMA POSSE EM ASSEMBLEIA GERAL

ACBC POSSE 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

     No dia 15/08/2022 foi realizada uma Assembleia Geral com os associados da ACBC, para prestação de contas dos investimentos e ações realizadas na Gestão 2019-2022, além da apresentação dos membros da Diretoria Executiva da Gestão 2022-2025, bem como das principais ações a serem realizadas na atual gestão.

     Integram a nova Diretoria Executiva os seguintes membros:

- Presidente: Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

- Vice-Presidente: Profa. Dra. Ana Carolina Kohlrausch Klinger (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)

- Secretária: Sra. Lucia Andrea Figueiredo Araujo (Cunicultora - Lulu Mini Coelhos)

- Vice-Secretária: Sra. Mariana Machado Damian (Cunicultora - Orelhudos Loja Virtual)

- Tesoureira: Profa. Dra. Paula Gomes Rodrigues (Universidade Federal de Sergipe - UFS)

- Vice-tesoureiro: Prof. M.Sc. Daniel Rodrigues Dutra (Universidade Estadual Paulista - UNESP)

 

     De acordo com o Presidente reconduzido, Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha, essa gestão terá três frentes principais de atuação: 1- Diálogo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para inclusão do coelho como espécie de interesse zootécnico e econômico, para fins de registro genealógico, junto à atual Resolução Normativa que rege o assunto; 2- Diálogo com as indústrias e empresas do setor de sanidade animal, para buscar meios de fabricação e/ou importação de medicamentos, vacinas, fármacos e outros produtos veterinários que possam agregar saúde ou prevenir doenças aos rebanhos cunícolas brasileiros; 3- Diálogo com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, visando adequar as normativas relacionadas à pesquisa com coelhos nas universidades e institutos de pesquisa à realidade do setor produtivo, especialmente as pesquisas inseridas na Cunicultura de Corte, cujas instalações divergem grandemente de biotérios dimensionados para outros tipos de cobaias empregados em pesquisas científicas. 

      Evidentemente, essas três frentes de atuação não serão as únicas metas da atual gestão. Outras ações deverão ser realizadas, inclusive por sugestão dos associados, o que sinaliza para uma gestão participativa e colaborativa. Os desafios serão muitos, mas a união dos envolvidos trará condições para um trabalho de qualidade e com resultados satisfatórios.

 

CANAL DR. CUNI REALIZA WEBINAR SOBRE PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DA CUNICULTURA PET EM 28/07/22

WhatsApp Image 2022 07 22 at 08.30.45     Na quinta-feira (28/07), às 20h (Horário de Brasília), o Canal Dr. Cuni fará a transmissão ao vivo de um Webinar sobre os problemas e perspectivas da Cunicultura PET no Brasil.

   Considerando que a atividade vem sofrendo as consequência do aumento nos custos produtivos, sobretudo os preços das rações, além da queda nas vendas de coelhos no cenário pós-pandemia, o Prof. Dr. Luiz Carlos Machado (Host do Canal Dr. Cuni), atualmente um dos maiores entusiastas da Cunicultura nacional, organizou uma roda de conversa com outros professores/pesquisadores, cunicultores, e profissionais da área, cujo objetivo será discutir alternativas para mitigar os problemas existentes e indicar possíveis caminhos para a prosperidade da Cunicultura PET. 

     Para acessar o Canal Dr. Cuni, CLIQUE AQUI. 

 

 

 

 

NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA ACBC É ELEITA PARA A GESTÃO 2022 - 2025

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA 2022 2025 page 0002     A atual Diretoria Executiva da ACBC (Gestão 2019-2022) encerra suas atividades em 31/05/2022. Devido ao distanciamento dos associados em relação à atual sede da ACBC (Maringá-PR), o Processo Eleitoral para escolha da próxima Diretoria foi conduzido remotamente, por meio de um formulário digital de votação, encaminhado ao e-mail dos sócios ativos. Após o encerramento do prazo (13/05/22) e apuração do resultado, a Chapa Única: AÇÃO E INOVAÇÃO foi eleita por unanimidade.

     A nova Diretoria Executiva deve assumir os trabalhos em 01/06/2022, mas em breve os associados receberão convite oficial para uma Assembleia Geral, para fins de Prestação de Contas da atual Diretoria Executiva, transmissão simbólica de Posse à Diretoria Eleita e anúncio das metas da nova gestão.  

     Na avaliação do Prof. Leandro Castilha, atual presidente e reconduzido ao cargo para o próximo pleito, "a continuidade dos trabalhos é de extrema importância para o avanço das ações que fomentam a Cunicultura Nacional, em especial no campo da geração e difusão de conhecimentos técnicos e científicos relativos à atividade".

     "Ainda assim, a participação ativa dos sócios da ACBC permite maior alcance e efetividade das ações relativas ao desenvolvimento da atividade, pois essa coletividade cria uma rede de profissionais, estudantes e pesquisadores com o mesmo compromisso de desenvolvimento da Cunicultura Nacional."

      A ACBC agradece imensamente à dedicação da Gestão 2019-2022 e deseja sucesso à Nova Diretoria. 

 

 

 

25ª EDIÇÃO DO BOLETIM DE CUNICULTURA É PUBLICADA

 

     Boletim de Cunicultura V.25 2022Foi publicada a última edição do Boletim de Cunicultura (n.º 25), repleta de informações atualizadas e importantíssimas para todos os envolvidos na Cunicultura brasileira e mundial.

     Em "Notícias", contamos a você que pesquisadores sócios da ACBC, que enviaram trabalhos científicos para o Congresso Mundial de Cunicultura, foram contemplados com subsídio para a inscrição e também informamos o lançamento do E-book gratuito é lançado “MANUAL DE CRIAÇÃO DE COELHOS DE COMPANHIA NOS LARES”. Destacamos que o 11º Boletim Mundial de Cunicultura traz nota sobre o VII SENACITEC e, por fim, divulgamos o curso completo de cunicultura de corte, 100% online, organizado pela ACBC.

      É possível usar forragens (cevada, aveia, triticale e azevém) na alimentação de coelhos em crescimento e ainda colher os grãos para a agricultura? Você confere a resposta na coluna “Ciência Traduzida”, escrita pela Dra. Kassy Gomes da Silva. Em “Panorama Prático”, você confere o texto sobre Técnica de contagem de oocistos de Eimeria spp. e sua utilização na cunicultura, de autoria de Thiago Porciuncula Miranda e Rafael Pereira Heckler (Médico Veterinário UFSC). Tudo isso e muito mais nessa edição recheada de boas informações.

     Para acessar o documento, CLIQUE AQUI. Sua distribuição é online e gratuita, e todas as suas edições estão disponíveis na página da Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC). Siga o perfil do Instagram para mais notícias sobre este boletim: @boletimdecunicultura.