Breve resgate histórico da ACBC

    A Associação Científica Brasileira de Cunicultura foi oficializada no dia 26/07/1996, na cidade de Fortaleza. A reunião oficial contou com a participação de renomados professores e pesquisadores cunículas da época.  No mês de outubro, daquele mesmo ano, uma segunda reunião foi realizada na cidade de Florianópolis, primeira sede da ACBC. Essa reunião foi presidida pela professora Marília Terezinha S. Padilha, primeira presidente e idealizadora da entidade, e foram discutidos diversos assuntos de interesse da cunicultura.

    A ACBC é uma afiliação (branch) da World Rabbit Science Association, entidade mundial que busca reunir os interessados na arte e ciência da cunicultura.

Além de reuniões, a ACBC promoveu importantes eventos técnico-científicos. No ano de 1997, foi realizado em Belo Horizonte-MG o 1° Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura (SENACITEC) sobre a presidência do prof. Walter Motta da UFMG. O 2° SENACITEC foi realizado em 1998, na cidade de Seropédica-RJ, sobre a presidência da prof. Maria Paz Crespi. Na cidade de Jaboticabal, em 1999, foi realizado o 3° SENACITEC, sobre a presidência do prof. José Carregal.

    Em 1999, a presidência da entidade foi transferida ao prof. Cláudio Scapinello, da Universidade Estadual de Maringá. Em 2006, sobre a presidência do referido professor, foi realizado o III Encontro de Cunicultura das Américas, na cidade de Maringá, sendo esse evento de extrema importância para o desenvolvimento da cunicultura americana, contando com a participação de profissionais de todo o mundo.

     Em 2010, se iniciou um movimento de discussão da cunicultura, em nível de correios eletrônicos, onde se pôde identificar as principais dificuldades do setor. O prof. Luiz Machado veio a ser o terceiro presidente da ACBC, sendo a sede transferida para Bambuí-MG. Em 2011, o novo site da ACBC foi lançado, sendo importante ferramenta para disseminação de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da cunicultura no país. Este site também colabora mantendo notícias atualizadas diversas sobre o setor de cunicultura. Mais tarde a ACBC começou também a utilizar outras ferramentas para divulgação de seus trabalhos, como o facebook. 

          Foi realizado, em Esteio-RS, durante a Expointer 2011, o primeiro dia do cunicultor, evento que reuniu cerca de 70 participantes, entre cunicultores, professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais do setor. Neste evento, pode ser realizada também a X Reunião geral da ACBC, que discutiu importantes encaminhamentos para os próximos anos. Desde 2010 a ACBC vem distribuindo gratuitamente também um CD com publicações diversas de brasileiros. Centenas de cópias desse material já foram distribuídas e sua atualização ocorre bianualmente.   

          Ainda em 2011, foi lançada a Revista Brasileira de Cunicultura (RBC), sendo esse um antigo desejo da associação. A RBC é uma revista on line que tem por objetivo apresentar informações do setor de cunicultura, abordando informações de diferentes modalidades como notas técnicas, artigos científicos e de revisão bibliográfica, antigos de extensão, relatos de caso, panoramas de granjas, opinião, dentre outros. Ainda neste ano foi lançado também o "Manual de formulação de ração e suplementos para coelhos" a fim de se contribuir positivamente para a melhoria da qualidade das rações cunículas do Brasil. Em 2012 foi instituído o prêmio "Laura de Sanctis", oferecido a um profissional de reconhecida contribuição para a cunicultura brasileira.

            Em setembro de 2012, foi realizado no campus da UNESP Botucatu, o IV SENACITEC, sendo esse evento composto de simpósio de cunicultura industrial e simpósio de cunicultura PET. O evento contou com palestras, mini-curso, apresentação de trabalhos, reunião científica e visita técnica ao coelhário. Estiveram envolvidas no evento cerca de 90 pessoas. Neste evento, o professor Walter Motta foi homenageado com o prêmio "Laura de Sanctis". Ainda em 2012, foi lançado o manual prático de cunicultura, sendo essa uma publicação on line, disponível para todos. 

            Em 2013 iniciou os trabalhos da nova diretoria da ACBC onde o Prof. Berilo Brum Jr. seria o novo vice-presidente e Yuri Jaruche o novo secretário. Foi realizado neste ano o V SENACITEC dentro das atividades do ZOOTEC 2013 em Foz do Iguaçu-PR. Nesta oportunidade o prof. Cláudio Scapinello veio a ser agraciado com o prêmio "Laura de Sanctis". Em setembro de 2014 foi apresentada no V Congresso de Cunicultura das Américas, no México, a situação da cunicultura brasileira, onde se enfatizou a tentativa da ACBC em apoiar e fomentar o diálogo para organização da cunicultura brasileira. Ainda 2014 a ACBC colaborou também para a WRSA com a tradução de um programa de formulação internacional para o português, denominado de WUFFDA, o qual está disponível no site da WRSA. 

         A ACBC também tem apoiado a criação de novas associações relacionadas a cunicultura, principalmente as de produtores. Em 2010, 2014 e 2015 foram feitas tentativas de criação de estruturas organizacionais a nível nacional, sendo que todas elas não obtiveram êxito.  

            Aualmente a ACBC vem recebendo bastante procura por interessados diversos, principalmente após a ativação do recurso "Fale Conosco" no sítio virtual. A todos os interessados, sempre se busca transmitir informações seguras e cautelosas. São projetos futuros da ACBC a criação de um programa no youtube para divulgação da cunicultura, a criação de cursos de formação inicial e continuada bem como a criação de um canal direto para atendimento ao público através de videoconferências.