Qualidade de vida para maior produtividade

 

 

 Por: Maísa Melo Heker

 Zootecnista, Mestranda em Zootecnia

 

 

 

     Na maioria das criações comerciais o proprietário pensa apenas nos lucros quando o coelho chegar ao peso de abate (2,5kg) aos 75-80 dias de idade. Proponho que pensar que melhorando a qualidade de vida das matrizes, reprodutores e filhotes a produção e os lucros aumentarão sem dúvida nenhuma e sem ter que esperar por 75 dias.

    Algumas maneiras de melhorarmos a situação destes animais confinados seria observar com está o clima dentro do galpão: muito calor, muito vento, muita poeira? Sabemos que temperaturas acima de 30°C prejudicam a reprodução já que os machos podem permanecer estéreis por alguns dias. Ter algum gasto com ventilação e climatização vai trazer menos risco de perder um acasalamento.

    O tamanho da gaiola precisa ser adequado para cada animal e ter prancha de apoio ou descanso aos pés evitando que a grade cause desconforto. Existe hoje o conceito de 3ª dimensão na gaiola proporcionada por uma plataforma de madeira colocada a uma certa altura para que os coelhos possam tanto subir em cima como deitar embaixo dela. Está plataforma é considerada, pelos europeus, mais importante enriquecimento ambiental sendo inclusive mais importante que aumentar o tamanho da gaiola.

    Outro item importante seria comentar sobre o ciclo reprodutivo que em muitas criações é exaustivo para as matrizes. Se a produção de leite é maior no 3º final da lactação, é importante assegurarmos que os láparos ingiram, o que vai garantir coelhos melhor alimentados e mais pesados ao longo de seu crescimento. Para que isso ocorra proponho que cada fêmea seja coberta no mínimo com 20 dias pós parto. Não ocorrerá redução de lucros, pelo contrário, terão animais desmamados mais fortes que chegarão a idade de abate mais rápido evitando gasto maior com ração e ao mesmo tempo nascimento de láparos maiores.

   Todas essas maneiras de melhorar uma criação parecem simples, porém de grande efeito para animais sensíveis como os coelhos e alteram até o índice de mortalidade. Esta mortalidade pode reduzir a zero desde láparos após o 3º dia de vida, desmamados, jovens e adultos, assegurando maior tempo de vida reprodutiva para fêmeas evitando perda de ótimas matrizes e gastos com a compra de outra.

    Download do arquivo em .pdf clique aqui