Preto Figuras Esportes Masculinos Capa para Facebook 5

   

     O VII SEMINÁRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM CUNICULTURA - SENACITEC 2021 ocorreu de 23 a 25 de novembro de 2021, trazendo um elemento que o distinguiu de todas as edições anteriores: foi TOTALMENTE VIRTUAL E GRATUITO.

     Sob a organização conjunta do Centro de Estudos em Coelhos - CECO (Universidade Estadual de Maringá - UEM) e da Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC, a programação do evento foi composta por palestras, workshops, apresentação de trabalhos científicos, debates, depoimentos e trocas de experiências entre Universidades, Setores Produtivos, Cunicultores, Tutores e demais interessados

     Foram registradas 221 inscrições no evento, a maioria composta por estudantes de graduação e pós-graduação, mas também com bastante adesão de cunicultores (pet e corte), tutores de coelhos, docentes e pesquisadores da área. Foram submetidos 25 trabalhos científicos, todos publicados como anais de evento em uma edição especial da Revista Brasileira de Cunicultura (http://www.rbc.acbc.org.br/edicoes/edicoes-anteriores/anais-do-vii-seminario-nacional-de-ciencia-e-tecnologia-em-cunicultura-senacitec-2021).

     Os três melhores trabalhos (lista abaixo) foram apresentados oralmente, durante a programação do evento:

1- Inóculos cecais congelados podem ser utilizados na avaliação de dietas para coelhos em técnicas in vitro de produção de gases? (Autora principal: Adenilda Ribeiro de Moura)

2-  Modelos não lineares para avaliação de curvas de produção acumulada de gases em dieta para coelhos (Autor Principal: Marckis Lyandro Farias de Lima)

3- Características físico-químicas da carne de coelhos Lion Head (Autor principal: Daniel Rodrigues Dutra)

     Por ocasião do evento, foi revelado o ganhador do Prêmio Laura de Sanctis, considerada a Patronesse da Cunicultura Brasileira, e que representa uma láurea de alta distinção entregue pela ACBC. Com muita justiça e reconhecimento, o Pesquisador indicado nessa edição foi o Prof. Dr. Luiz Carlos Machado – IFMG, grande pesquisador, comunicador e entusiasta da Cunicultura Nacional.

     Para quem quiser assistir à programação completa do evento, basta acessar o Canal do Centro de Estudos em Coelhos – CECO da UEM no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC8erIRD1eEjKPbZV4OcYhjA). Até o momento, foram registradas mais de 1100 visualizações nos três dias de transmissão do evento.

     Print SENACITEC 2021

   

     A Comissão Organizadora do VII SENACITEC – UEM 2021 agradece a todos os participantes e espera encontrá-los na próxima edição do evento, a ser realizada em Bambuí-MG, no ano de 2023, sob a Coordenação do Prof. Dr. Luiz Carlos Machado - IFMG.

  

Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha

Coordenador do VII SENACITEC