Nota Técnica - Casquinha de soja: excelente opção de fonte fibrosa para a fábrica de ração

Para baixar essa nota técnica em PDF, clique aqui

 

Por: Luiz Carlos Machado

Professor do IFMG Bambuí, Presidente da ACBC

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

Muitas fábricas de rações relatam alguns problemas relacionados à fabricação das rações para coelhos, principalmente no que diz respeito a inclusão de uma fonte fibrosa. Algumas não utilizam uma fonte de fibras, ou seja, um ingrediente que tenha maior teor fibroso que o proposto nas exigências nutricionais para os coelhos e assim nunca vão conseguir fornecer a quantidade de fibra proposta para maximizar o desempenho e a saúde intestinal do animal. Como a legislação brasileira de rações não considera isso, alimentos de baixa qualidade são vendidos no mercado. Algumas colocam uma quantidade considerável de farelo de trigo, o qual mesmo apresentando nível elevado de fibra, não faz com que e ração atinja ao mínimo exigido para a espécie.

Em relação à compra e armazenagem de ingredientes fibrosos de boa qualidade, como os fenos, algumas fábricas relatam problemas e dificuldades. Não é fácil a aquisição e moagem para incorporação na ração, além de que muitas não conseguem adquirir o produto já moído. Associado a isso está o fato de que muitas fábricas produzem um volume muito baixo de ração para coelhos e segundo algumas não valeria a pena investir em ingredientes de melhor qualidade para essas rações.

A partir disso, deve-se pensar na utilização de ingredientes estratégicos que maximizem os ganhos e que proporcionem melhorias na logística de produção e que principalmente resolvam a essa questão. A casca ou casquinha de soja é película externa que envolve o grão e uma tonelada de soja proporciona cerca de 50 kg de casquinha. Sendo comprada seca, pode ser armazenada durante todo o ano.

Para coelhos a casquinha de soja vem se tornando uma excelente alternativa a ser considerada para a fabricação de ração. Como já está moída, basta apenas incorporar à mistura contendo os demais ingredientes. Além disso, possui considerável nível de fibra (45% de FDA), sendo até superior à maioria dos fenos de gramíneas e leguminosas, conforme apontado pelo “Manual de formulação de ração e suplementos para coelhos”. Conforme essa mesma publicação, não há restrição para sua inclusão, ou seja, a casquinha de soja pode ser o único ingrediente a ser utilizado como fonte fibrosa para coelhos sem que haja queda no desempenho. Apresenta ainda boa palatabilidade e consideráveis níveis de proteína bruta (11%) e de energia digestível (1641 kcal/kg).

Associado a tudo isso, está o fato de que como grande produtor de soja, a casquinha de soja é um subproduto agroindustrial em abundância no Brasil, que pode ser comprado a um preço muito interessante para as fábricas, conforme a época e região.