yuriNota Técnica: Diferenças básicas entre coelhos e lebres

 

Para baixar essa nota em PDF, clique aqui.

 

Por: Yuri De Gennaro Jaruche, Zootecnista pela UFMG e Mestrando em Produção de Não-Ruminantes pela UEM, com enfoque em Cunicultura.
Endereço de contato: Rua Prof. Antônio de Santa Rosa, n°64, Bairro Jardim Universitário, Cidade de Maringá, Paraná (PR)
Celular 1: (031)8456-2654; Celular 2: (044)9839-7976; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Maringá – PR, 20 de junho de 2012

 

           Coelhos e lebres pertencem à mesma ordem, Lagomorpha (do latim científico, “forma de lebre”) e à mesma família, Leporidae (do latim científico, “lábio leporino” ou “bi-fendido”). Ambos possuem seus respectivos gêneros e espécies, os quais são bastante numerosos. À primeira vista, aparentam muitas semelhanças, porém, são distinguidos facilmente por várias características anatômicas e comportamentais. Muitos cunicultores, mesmo os experientes, confundem coelhos com lebres e vice-versa. Abaixo, apresenta-se um quadro, generalizado, diferenciando os coelhos das lebres.

              A Cunicultura é um dos muitos ramos da Zootecnia que estuda a criação produtiva, racional e econômica dos coelhos domésticos e não das lebres.

coelhoselebres

            A pelagem, o tamanho e o peso não diferenciam bem coelhos de lebres, mas a maioria dos coelhos apresenta pelagem clara, tamanho menor e peso mais leve, em comparação com as lebres. Existem ainda diversas outras diferenças como predileção de ambientes e de localidades, pelos e subpelos, ponta das orelhas, ossatura, íris dos olhos e placas de Peyer, porém, estas não caracterizam de forma generalizada ambas as populações, havendo em muitas semelhanças nas mais diferentes espécies.