Para o Calendário Chinês, 2023 é o ano do COELHO

ano do coelho widelg(FONTE: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/ano-do-coelho-o-que-e-o-horoscopo-chines-e-o-que-diz-sobre-2023.phtml)

     No dia 22 de janeiro de 2023, teve início o Ano Novo chinês. Segundo o horóscopo tradicional do país, estamos saindo do ano do Tigre e entrando no ano simbolizado pelo Coelho. As passagens anuais ganham um arquétipo de algum animal do zodíaco chinês. Sendo assim, conforme a crença oriental, estamos saindo de um ano de maior ação e busca ativa pelos objetivos, comportamentos inspirados na imagem do Tigre, para entrar em um ano de maior observação, reflexão e soluções criativas, imagem inspirada pelo coelho.

     As crenças asiáticas determinam que cada um desses períodos é regido por um animal entre doze que se alternam através de uma sequência cíclica (a cada 12 anos, o ciclo recomeça). São eles: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e javali. No ano passado (2022 para o ocidente e 4720 para o oriente), que durou entre primeiro de fevereiro de 2022 e 21 de janeiro de 2023, o horóscopo chinês indicou uma jornada de forte movimentação. Já o horóscopo de 2023 indica sorte, tranquilidade e "uma forte inclinação para a recompensa" na forma de colheitas férteis. Em outras palavras, é um período de bonança após as lutas que teriam caracterizado o ano do Tigre.

     Como o horóscopo oriental movimenta a crença e o comportamento do país mais populoso do planeta, que também é o maior produtor e consumidor de coelhos do mundo, a ACBC acredita que a própria cunicultura possa se beneficiar. Inclusive, possibilidades de exportações de peles, amuletos (pés e caudas) e outros souvenirs e artefatos utilizados como artesanato podem representar oportunidades ao Brasil e demais países.