NOVA DIRETORIA EXECUTIVA DA ACBC (GESTÃO 2022 - 2025) TOMA POSSE EM ASSEMBLEIA GERAL

ACBC POSSE 2022

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

     No dia 15/08/2022 foi realizada uma Assembleia Geral com os associados da ACBC, para prestação de contas dos investimentos e ações realizadas na Gestão 2019-2022, além da apresentação dos membros da Diretoria Executiva da Gestão 2022-2025, bem como das principais ações a serem realizadas na atual gestão.

     Integram a nova Diretoria Executiva os seguintes membros:

- Presidente: Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha (Universidade Estadual de Maringá - UEM)

- Vice-Presidente: Profa. Dra. Ana Carolina Kohlrausch Klinger (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)

- Secretária: Sra. Lucia Andrea Figueiredo Araujo (Cunicultora - Lulu Mini Coelhos)

- Vice-Secretária: Sra. Mariana Machado Damian (Cunicultora - Orelhudos Loja Virtual)

- Tesoureira: Profa. Dra. Paula Gomes Rodrigues (Universidade Federal de Sergipe - UFS)

- Vice-tesoureiro: Prof. M.Sc. Daniel Rodrigues Dutra (Universidade Estadual Paulista - UNESP)

 

     De acordo com o Presidente reconduzido, Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha, essa gestão terá três frentes principais de atuação: 1- Diálogo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para inclusão do coelho como espécie de interesse zootécnico e econômico, para fins de registro genealógico, junto à atual Resolução Normativa que rege o assunto; 2- Diálogo com as indústrias e empresas do setor de sanidade animal, para buscar meios de fabricação e/ou importação de medicamentos, vacinas, fármacos e outros produtos veterinários que possam agregar saúde ou prevenir doenças aos rebanhos cunícolas brasileiros; 3- Diálogo com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, visando adequar as normativas relacionadas à pesquisa com coelhos nas universidades e institutos de pesquisa à realidade do setor produtivo, especialmente as pesquisas inseridas na Cunicultura de Corte, cujas instalações divergem grandemente de biotérios dimensionados para outros tipos de cobaias empregados em pesquisas científicas. 

      Evidentemente, essas três frentes de atuação não serão as únicas metas da atual gestão. Outras ações deverão ser realizadas, inclusive por sugestão dos associados, o que sinaliza para uma gestão participativa e colaborativa. Os desafios serão muitos, mas a união dos envolvidos trará condições para um trabalho de qualidade e com resultados satisfatórios.