Desenvolvimento de produtos

Notícia: Produtos de coelhos são desenvolvidos e apresentados em feira.

                  Produtos criados a partir da cunicultura foram desenvolvidos e apresentados na FIPA 2011 (Feira Interdisciplinar de Produção Acadêmica), evento realizado no dia 09/12/2011, dentro da IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG-Bambuí (MG).

                 Nesta oportunidade, os alunos André Nascimento, Charles Marques, Robert Paula e Carolina Melo do curso Superior de Tecnologia em Alimentos, orientados pela professora Ana Karoline F. Ignácio, apresentaram o trabalho “Mortadela Mista de Carne de Coelho e de Frango”.  Segundo a professora Ana Karoline “a proposta de elaboração de uma mortadela obtida a partir da carne de coelho foi uma iniciativa dos alunos, já que o consumo per capita desta carne no Brasil ainda é pequeno e o seu potencial para o desenvolvimento de produtos derivados, pouco explorado. A idéia de desenvolver a mortadela mista também com carne de frango foi uma forma de incentivar um pouco mais a aceitação e o consumo deste produto, já que a carne de coelho é considerada uma carne exótica. Além disso, a carne de coelho possui excelente valor nutricional, assim, foi adotada uma estratégia com apelo para saudabilidade
do produto, onde o mesmo teve redução de 50% de gorduras e, acréscimo de fibras de trigo e aveia, cedidos pela Retenmaier Latinoamericana. A aceitação da mortadela foi excelente, onde muitas pessoas se surpreenderam com o sabor e perderam o receio de consumir também a carne de coelho”.

              Na FIPA realizada em 2010, foi apresentado o trabalho “Presunto de coelhos”, pelos alunos Lindamar Isabel e Alexandre, e que teve excelente aceitação entre os participantes da feira, sendo premiado com o segundo lugar geral.

              A feira de 2011 ainda contou com uma proposta de rações para coelhos, utilizando casquinha de milho como fonte fibrosa, proposto e apresentado pela aluna Bruna Pontara, do curso superior em Zootecnia. Várias pessoas visitaram esse estande e demonstraram bastante curiosidade em relação à ração fornecida aos animais. Várias crianças visitaram o estande a fim de ter contato com esse animal.

 

              Ainda, foi apresentada uma esterqueira que usa fezes de coelhos, para produção de húmus, pelos alunos do curso superior em Agronomia Adriano André e Marcos Winicius. Sabe-se que o esterco de coelhos apresenta boa relação de nutrientes para as plantas e é indicado por horticultores.