Noticia dia cunicultor

Notícia: ACBC realiza o Dia do Cunicultor.

               Aconteceu no dia 30 de Agosto, durante a EXPOINTER 2011, em Esteio-RS, o I Dia do Cunicultor. O evento foi organizado pela Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC) e reuniu cerca de 70 pessoas, dentre cunicultores, professores, estudantes, pesquisadores, profissionais da indústria de rações e profissionais de frigoríficos. Os participantes vieram de Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e até de estados mais distantes como Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do estado sede, o Rio Grande do Sul.

                   Segundo o professor Luiz Carlos Machado, presidente da ACBC, o evento foi de extrema importancia para consolidar a retomada do crescimento e articulação da cadeia da cunicultura no país. O professor destaca ainda que a participação equilibrada dos vários setores envolvidos foi de extrema importância para traçamento de metas e levantamento dos principais problemas do setor.

                  Na abertura do evento, o professor Luiz Carlos Machado destacou a importância da união entre a academia e o setor produtivo, além da capacitação de técnicos e elaboração de programas de assessoria e organização de pequenas regiões produtoras. Foi enfatizado também o grande otimismo atual do setor. Em seguida, o cunicultor Cláudio Duarte do DF, apresentou uma síntese da atual situação do mercado de cunicultura, onde se pôde perceber grande queda na população cunícula nos últimos anos. Ficou clara que faltam animais para abate no Brasil. A seguir, a professora Ana Moura da UNESP Botucatu, explanou sobre as principais raças potencialmente aproveitáveis, sobre o processo de melhoramento genético e também sobre os grupos genéticos de coelhos de Maringá (UEM) e de Botucatu, apresentando números que revelaram o atual potencial produtivo dos animais.

                  Durante a tarde, o professor Walter Motta apresentou grande parte dos resultados de pesquisa em nutrição de coelhos obtidos nos últimos anos, enfatizando o grande esforço dos pesquisadores brasileiros e que o país já possui dados suficientes para a elaboração de dietas de boa qualidade nutricional para os animais. A seguir, se fez um momento de explanação do atual panorama das organizações de cunicultura existentes. Foram apresentadas a Associação dos Cunicultores de Venancio Aires, Associação de Cunicultores de Brasília, Núcleo de Cunicultores de Ouro-SC, Associação Sul-Riograndense de Cunicultura, FARCO e Associação Científica Brasileira de Cunicultura. A Associação Paulista justificou sua ausência. A organização informou que outras associações foram convidadas, mas que não responderam ao convite ou compareceram.

               Foram realizadas duas reuniões em locais distintos, sendo uma da ACBC e outra do setor produtivo. Na primeira foi discutida uma proposta de lançamento do periódico “Arquivo Latinoamericano de Cunicultura” onde se verificou a necessidade do lançamento primário de uma revista Técnico-Científica. Além disso a ACBC discutiu sobre a realização do IV Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia em Cunicultura, composto por um simpósio de cunicultura industrial e um simpósio de cunicultura PET, além de um curso sobre cunicultura. A presidencia informou que este evento será realizado na cidade de Botucatu-SP. Além dessas questões, a ACBC informou que disponibilizará um manual de formulação de rações para coelhos, bem como um manual prático de cunicultura de forma gratuita. A reunião de cunicultores foi coordenada pelo Sr. Cláudio Duarte que informou que houve poucos avanços nas negociações entre os setores de produção e abate, mas que outra reunião entre as entidades envolvidas deverá ser realizada ainda esse ano para traçarem uma estratégia. Os fabricantes de ração presentes se prontificaram a atender a demanda nacional com produtos de qualidade.

 

               Para finalizar, foi realizada uma confraternização no galpão de aves e pequenos animais, onde se entregou também a premiação aos ganhadores da exposição de coelhos.

 

               A organização agradece aos patrocinadores Evialis Nutrição Animal e Cunicultura Chimango do Eldorado, além dos apoiadores Rede Pampa, Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS e Associação Brasileira de Zootecnistas.

 

 

Fonte: Coordenação do Dia do Cunicultor.