AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL REGULAMENTA O TRANSPORTE DE COELHOS EM CABINES DE AVIÕES

bunny travel airplane flying      De acordo com a PORTARIA n.º 7.491 da ANAC, publicada em 8 de março de 2022, as empresas brasileiras e estrangeiras que prestam serviços de transporte aéreo em território nacional estão autorizadas a transportar coelhos em cabines de aeronaves.

    Embora os efeitos dessa portaria já estejam válidos, as empresas de aviação ainda deverão se adaptar a essa nova demanda, criando instrumentos específicos para normatizar o transporte de coelhos em aviões. Ainda não há informaçõe concretas sobre como cada companhia aérea implementará essa medida e nem quanto tempo levarão para oferecer esse serviço aos usuários, mas algumas já estão se ajustando à nova realidade.

       Ainda assim, a Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC e o Núcleo Brasileiro de Cunicultura PET - NBCP avaliam como muito positiva e promissora a Portaria da ANAC, pois há muito tempo havia essa indefinição que limitava a comercialização e o transporte de coelhos de companhia dentro do país, enquanto outras espécies de animais PET (ex: cães e gatos) já transitavam normalmente há décadas em viagens aéreas.