Pesquisadores brasileiros participam do Congresso Mundial de Cunicultura, realizado de 03 a 05 de novembro, na França.

Foto ACBC Congresso WRSA     Na última semana (03 a 05 de novembro de 2021), foi sediado XII Congresso Mundial de Cunicultura, com sede presencial em Nantes - França. O evento foi transmitido remotamente por plataforma virtual a todo o mundo e, na ocasião, foram discutidos assuntos atuais que afetam de forma direta e indireta a Cunicultura, dentre os quais se destacam: a erradicação de gaiolas na união europeia, o banimento dos antibióticos como promotores de crescimento, a prevenção à coccidiose e às doenças virais (mixomatose e RHDV), bem-estar de coelhos em sistemas produtivos, programas de biosseguridade, entre outros temas de extrema relevância para a atividade em nível global.

     Na oportunidade, alguns pesquisadores brasileiros participaram diretamente das discussões, com destaque para a mesa de debates sobre as atividades desenvolvidas para o desenvolvimento da Cunicultura nos países emergentes, da qual o Prof. Dr. Luiz Carlos Machado (membro da Diretoria da Associação Científica Americana de Cunicultura) e a Profa. Dra. Kassy Gomes da Silva (membro da ACBC) participaram ativamente, informando as principais ações realizadas até o momento para a promoção da atividade no Brasil.

     Na assembleia geral com as filiais da Associação Científica Mundial de Cunicultura, o Prof. Dr. Leandro Dalcin Castilha (atual presidente da ACBC) comentou sobre algumas ações realizadas pela entidade para maior divulgação de informações técnicas e científicas aos produtores, destacado o Boletim de Cunicultura, importante veículo de divulgação técnica coordenado pela Profa. Dra. Priscila de Oliveira Moraes (atual Vice-Presidente da ACBC).

     Além das discussões nas mesas de debates e assembleia geral, houve apresentação de trabalhos científicos, realizados pelos brasileiros acima citados e por outros, que denotam a qualidade da pesquisa científica realizada em Cunicultura no Brasil, com engajamento de Universidades, Institutos Federais, Empresas e Granjas parceiras.