ACBC repudia intervenções de fiscalização desrespeitosas e truculentas em criatórios de coelhos

          rabbit in the handsApós tomar conhecimento de alguns episódios recentes de intervenções de fiscalização executadas por autoridades políticas e/ou policiais em diversas cidades e Estados do país, a Associação Científica Brasileira de Cunicultura - ACBC vem a público MANIFESTAR REPÚDIO aos métodos empregados na abordagem desrespeitosa com os cunicultores, inclusive com ofensas à honra e à moral das pessoas envolvidas, em ações gravadas e veiculadas em perfis de redes sociais.

          Como maior entidade científica nacional totalmente voltada à Cunicultura, a ACBC manifesta que ações de fiscalização são importantes e imprescindíveis às boas práticas de criação de todas as espécies animais, inclusive dos coelhos. Esse tipo de serviço, muitas vezes prestado pela Força Verde, Polícias Civil ou Militar, Secretarias Municipais, Intitutos Ambientais e IBAMA, aliado à participação popular, por meio de canais de denúncias e queixas, permite o monitoramento da saúde e do bem-estar dos animais, o maior patrimônio da Cunicultura Nacional, e portanto o bem mais valioso para os Cunicultores.

          Entretanto, lamentamos e repudiamos profundamente ações desarticuladas do real sentido de BEM-ESTAR ANIMAL, que constitui uma Ciência, com métodos bem definidos pela comunidade científica internacional para a aplicação eficaz no campo. O conceito científico de Bem-Estar busca integrar condições imprescindíveis à qualidade de vida do animal (e mesmo de humanos). 

          Instruímos os Cunicultores e Tutores de coelhos para que busquem sempre exercer as boas práticas de manejo e criação, adotando ações condizentes com o Bem-Estar dos Animais. Para isso, temos diversos materiais gratuitamente disponibilizados em nosso site, um Boletim de Cunicultura de veiculação trimestral (também gratuito), um Curso completo de Cunicultura e um "braço" da ACBC recentemente criado: o Núcleo Brasileiro de Cunicultura Pet (https://www.cuniculturabrasil.com). Todos esses esforços têm o objetivo de levar a informação correta, pautada em evidências científicas, para munir os criadores e tutores de estratégias que resultem em boas práticas na Cunicultura.

           A  ACBC respeita os animais, mas também respeita as PESSOAS que os criam, com tanto carinho e dedicação.

          Ficamos inteiramente à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos, diálogo e compartilhamento de informações. 

 

          DIRETORIA EXECUTIVA