DIA DO COELHO É REALIZADO EM SERGIPE
Setembro/2016

O Núcleo de Estudos em Cunicultura (N.E.C.), em parceria com a marca SOCIL e com o apoio do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou no dia 27 de agosto de 2016 o “Dia D Coelho”.
Com cerca de 50 participantes, o evento contou com a presença de cunicultores profissionais e amadores do Estado de Sergipe, além de alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária interessados em ingressar na área. O objetivo deste evento foi promover uma integração entre profissionais e estudantes, por meio de discussões e troca de experiências, visando o crescimento da cunicultura sergipana.
Segundo a professora Paula Gomes Rodrigues, o evento abordou três temas principais: nutrição, abate e artesanato. Na palestra de nutrição foi destacada a importância do fornecimento de uma dieta balanceada para fêmeas em lactação e coelhos na fase de crescimento, com ênfase no custo da produção. Na atividade de abate foi realizada uma demonstração prática que abordou assuntos como como abate humanitário, método de insensibilização, técnica adequada de esfola para aproveitamento posterior da pele, higiene e armazenamento da carcaça. Já no minicurso de artesanato, os participantes puderam acompanhar passo a passo os procedimentos utilizados no curtimento da pele de coelhos e também na confecção de chaveiros utilizando os membros posteriores e as caudas dos animais abatidos.
Ao final do evento os participantes receberam brindes e apostilas contendo informações técnicas acerca do manejo diário que devem ser adotados em cuniculturas. Além disso, também foi realizada uma confraternização onde todos puderam degustar diferentes pratos feitos com carne de coelho.

 

DIRETORIA DA ACBC PARTICIPA DO JULGAMENTO DE COELHOS

Setembro/2016

 

A diteroria da ACBC, através de seu presidente Yuri De Gennaro Jaruche e seu vice presidente Berilo Brum, participou do julgamento de coelhos da Expointer 2016. Foram selecionados os exemplares que mais se adequaram ao padrão racional.

Esta é a maior feira de coelhos da América latina, sendo promovida pela FARCO e recebe centenas de animais com raças diversas. Possui o barracão mais visitado de toda a Expointer. Esse trabalho é fundamental para a conservação do material genético nacional, o qual poderia ser uma importante fonte para programas de seleção e melhoramento.

Esse ano muita discussão sobre os coelhos pet surgiram e, por esse motivo, a presidência da ACBC irá elaborar até a próxima Expointer um livro sobre as raças de coelhos com padrões nacionais. Observou-se que os coelhos de companhia receberam maior atenção do público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GRUPO DE PESQUISA E EXTENSÃO É CRIADO EM MINAS

Setembro/2016

 

Foi criado em setembro deste ano o GPECU, Grupo de Pesquisa e Extensão em Cunicultura. A criação do grupo foi de iniciativa do prof. Luiz Carlos Machado do IFMG Campus Bambuí que viu na pesquisa e extensão uma forma de melhor capacitar os alunos e contribuir de maneira efetiva para a melhoria na cunicultura Brasileira.

O grupo trabalhará a longo prazo sobre as seguintes linhas de pesquisa:  Redução da mortalidade pré-desmame, Alimentação alternativa em cunicultura, Processamento de carne e elaboração de produtos, Aproveitamento de subprodutos de abate, Aproveitamento de subprodutos de abate, Desenvolvimento de softwares, equipamentos e sistemas alternativos, Biologia molecular aplicada a cunicultura e Seleção e melhoramento de linhas genéticas.

Já na extensão, o grupo focará nos temas: Divulgação da atividade, Apoio a produtores em escala comercial,  Apoio a produtores em pequena escala,  Qualificação de mão de obra e inclusão, Seleção e manutenção de linhas de animais para abate, Disseminação da técnica de uso de inseminação artificial em cunicultura.

Luiz Machado enfoca que a maior parte dos temas foi definida a partir do contato com os próprios cunicultores, buscando a solução de problemas diversos relatados.