Nota Técnica – Nota Técnica – Como limpar os olhos dos coelhos com conjuntivite?
Para baixar o arquivo original com fotos, clique aqui. 

Por: Por: Yuri De Gennaro Jaruche, Zootecnista pela UFMG e Mestrando em Produção de Não-Ruminantes pela UEM, com enfoque em Cunicultura.
Endereço de contato: Rua Prof. Antônio de Santa Rosa, n°64, Bairro Jardim Universitário, Cidade de Maringá, Paraná (PR)
Celular 1: (031)8456-2654; Celular 2: (044)9839-7976; e-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 

           Conjuntivite, popularmente conhecida como olhos fechados ou olhos melados, é a inflamação das conjuntivas (as membranas mucosas que revestem os olhos). Geralmente, a irritação nos olhos dos coelhos é causada por falta dos cuidados higiênicos nas gaiolas as quais vivem. A causa principal seria a urina acumulada em alguns pontos da gaiola que o coelho tenha contato mais frequente como tigelas para ração ou água, comedouros mais largos, tábuas inteiriças para descanso de patas, entre outros; algum outro animal que consiga urinar nos olhos dos animais da vizinhança; urina absorvida por causa dos pelos soltos enroscados na gaiola, principalmente nas épocas das mudas. Outras causas, ainda que menos frequentes, que podem favorecer o aparecimento de conjuntivites também são as fezes que não descem corretamente pelo espaçamento dos arames do piso; poeira de todo tipo nas redondezas da gaiola; arranhões nos olhos por brigas entre alguns poucos coelhos em crescimento e láparos que tenham seus ninhos muito úmidos e sujos por causa dos excrementos que fermentam e acabam irritando as conjuntivas deles.

          É muito importante saber como proceder a limpeza dos olhos dos coelhos para tratar as conjuntivites mais comuns, enquanto as menos comuns, não podendo ser tratadas nas coelheiras, os olhos dos coelhos devem, antes de ser levado a um médico veterinário de confiança, estar com menos pus possível.

           Abaixo está descrito a marcha (o passo-a-passo) para efetuar a limpeza dos olhos dos coelhos:

1°) Antes de tocar nos materiais ou no animal com conjuntivite, recomenda-se lavar as mãos com água e sabão e depois usar um par de luvas descartáveis para não ter contaminação das mãos limpas;

2°) Escolha um bom apoio para que o(a) coelho(a) sinta-se mais seguro quando for posto no local, como por exemplo uma mesa firme. É recomendável que em cima desse apoio tenha algo absorvente pois, provavelmente, o animal irá urinar e defecar no local;

3°) Tenha próximo ao local de apoio do coelho todo o material que irá precisar. Os materiais irão depender da escolha do tratamento. Caso prefira limpar os olhos dos coelhos com água morna, você precisará de um recipiente para a água (bacia, pote, etc), alguns chumaços de algodão e um colírio humano para uso infantil. Mas, se a preferência for soro fisiológico (soro comum de farmácia), você precisará de uma seringa de qualquer volume, hastes flexíveis higiênicas (suabes ou “cotonetes”) e alguns pedaços de gazes;

4°) Leve o animal com conjuntivite, seguindo as corretas contenções, ao local de apoio;

5°) Caso o tratamento seja por água morna, verifique antes, se ela realmente está morna, pois água fria não surte bons efeitos e água fervente irá queimar os olhos, irritando-os ainda mais. Embeba um chumaço de algodão na água morna e passe-o delicadamente nas pálpebras de um dos olhos. Dependendo de quanto o animal encontra-se agitado, será necessário contê-lo, segurando sempre na pele da nuca, para conseguir proceder todo o tratamento. Após esse procedimento, o olho deve estar com menos pus e agora aberto. Depois da abertura do olho, é recomendável continuar a passar o algodão embebido nas laterais dele. Importante mencionar, não se deve passar o algodão dentro dos olhos, apenas nas laterais deles para retirar todo o restante de pus, pois o algodão nos olhos poderá desprender suas fibras as quais irritarão ainda mais as pálpebras. Também não se deve usar o mesmo algodão para limpar o outro olho, pois se fizer isso, irá passar toda a carga microbiana de um olho para o outro, podendo melhorar o tratamento de um dos olhos e piorar o outro. Com o olho completamente limpo, pingue o colírio humano de uso infantil. Agora, basta proceder da mesma forma no outro olho, a menos que o outro olho não esteja com problema.

6°) Caso o tratamento seja por solução fisiológica, verifique antes, com o farmacêutico, se esta solução pode ser passada nos olhos. Encha a seringa com o soro e goteje delicadamente nas pálpebras de um dos olhos. Dependendo de quanto o animal encontra-se agitado, será necessário contê-lo, segurando sempre na pele da nuca, para conseguir proceder todo o tratamento. Em seguida, passe a gaze para retirar o acúmulo de pus do olho. Após esse procedimento, o olho deve estar com menos pus e agora aberto. Depois da abertura do olho, embeba o ‘cotonete’ na solução e passe nas laterais das pálpebras. Importante mencionar, não se deve passar o ‘cotonete’ dentro dos olhos, apenas nas laterais deles para retirar todo o restante de pus, pois o ‘cotonete’ nos olhos poderá desprender fibras de algodão que irritarão ainda mais as pálpebras. Também não se deve usar o mesmo ‘cotonete’ para limpar o outro olho, pois se fizer isso, irá passar toda a carga microbiana de um olho para o outro, podendo melhorar o tratamento de um dos olhos e piorar o outro. Com os olhos completamente limpos, pingue a mesma solução fisiológica dentro do olho do animal com a seringa. Agora, basta proceder da mesma forma no outro olho, a menos que o outro olho não esteja com problema.