FALTA RAÇÃO DE BOA QUALIDADE EM DETERMINAS REGIÕES

Janeiro/2016

A questão da ração na granja cunícula é um tema de grande interesse para os cunicultores, haja vista que a alimentação pode representar cerca de 60% dos custos gerais. Contudo, grande parte das rações não é formulada considerando as exigencias nutricionais dos coelhos, o que contribui para queda no desempenho produtivo dos animais. Há rações de boa qualidade que muitas vezes não chegam a ser vendidas nas regiões dos cunicultores.

Concordando com a afirmativa acima, na região de Ribeirão Preto por exemplo, cunicultores relatam que não encontram um lugar que venda ração de qualidade mínima e quando a vendem é pouca quantidade sendo ainda o preço bem alto. Conforme citado, o problema é agravado porque as fábricas não vendem diretamente aos produtores, a não ser que seja uma carga fechada de um caminhão.

A ACBC informa que informações sobre formulação de rações para coelhos estão disponíveis no manual de formulação. Um grupo de cunicultores poderia buscar um fábrica e solicitar que formulem conforme as informações deste manual. Além disso, é necessário que os cunicultores se organizem para realizar compra coletiva de maior quantidade, o que deverá proporcionar queda significativa no preço por quilo.